Notícias

23/02/2019 10:51


Povo que conhece seus Heróis gera Troncos

Grande mobilização de amigos, artistas, instituições e empresas se mobilizam para concluir a obra Monumento a Cenair Maicá. 
Em 2019 Josė Roberto que recebeu a MISSÃO de coordenar a finalização da Praça e Monumento a Cenair Maicá, projeto que iniciou em 7 do 7 de 2015 pelo mesmo grupo coordenados por Jose Dirceu Dutra.
Hoje com o envolvimento maior e a participação da Prefeitura de São Miguel das Missões cedendo dois hectares e meio para a construção e desenvolvimento futuro iniciamos a fase final desta obra que alterará o relevo cultural-turístico de São Miguel e Região Missões unindo nosso maior patrimônio que é a cultura e valores passados de pai para filho.
Segundo Valter Portalete, _"Por muitos anos, ‘pós guerra guaranítica’, a região missioneira do Rio Grande do Sul foi jogada no ostracismo, no que tange a história, memória e folclore. Muitos historiadores sonegavam partículas formadoras do DNA missioneiro. Quando espaços foram abertos, e a ciência foi desvelando segredos, a arte musical fez parelha, trazendo consigo a responsabilidade de contar, a seu modo, sobre a fecundação de uma região, explorada politica e economicamente por Portugueses e Espanhóis.  Por isso, a denominada 'musica missioneira', é uma musica nativa-regional estendida além das divisas geopolíticas, cunhada pela história da sul américa, trazendo em seu bojo uma temática social, histórica e política, com alma contestadora.
Cenair, junto a Jayme, Noel e Pedro Ortaça, é um destes 'troncos missioneiros', cujo canto 'bárbaro e doce', encanta plateias e traz uma vertente de luz à história das Missões, ao povo guarani e as nossas origens.
Eis a razão para que a comunidade desenvolvesse um projeto em homenagem a Cenair Maicá, com a construção de um monumento e o memorial da música missioneira em São Miguel das Missões.
Assim, como se estivessem seguindo o som das vozes ancestrais e a luz da história, no próximo dia 23, os amigos de Cenair Maicá estarão presentes no CTN Sinos de São Miguel em uma grande confraternização musical ( Jantar show-baile), cuja renda será revertida em benefício da efetivação deste projeto. Como a cravar balizas que fortalecem aspectos sociais e culturais, estes amigos irão contar histórias e cantar memórias de todos nós". 

PEDRO ORTAÇA E FAMÍLIA.
JORGE GUEDES E FAMÍLIA.
DILCEU DOS SANTOS.
NENITO SARTURI.
FAMÍLIA MAICÁ.
VALDOMIRO MAICÁ
LUIZ CARLOS BORGES E ÂNGELO FRANCO. 
GILMAR MARTINELI.
CLEVERSON OLIVEIRA. 
OS MAICAS E COTONETE. 

Dia 23 de fev Jantar Histórico da Cultura Missioneira com o maior grupo já unido de artistas em homenagem a Cenair Maicá. 
Doações :
Todo o investimento será de origem vinda da iniciativa privada, as doações devem ser depositadas na conta SICREDI agencia 0307 conta 160585, contribua com esta homenagem a Cenair Maicá. Todas as contribuições serão listadas e gravadas em placa metálica junto ao alicerce do monumento.
A apresentação do evento estarão sob a orientação de Valter Portalete, Fabiane Oliveira e Roger Jaekel. 
O Evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Portal das Missões e todas as entrevistas, colheita de depoimentos e apresentações irão gerar um documentário para ser apresentado junto ao futuro centro de cultura, turismo e CTN de artesanatos e comércio que está no projeto em desenvolvimento.

Site: Cenair Maicá - Biografia
Site: Cenair Maicá Monumento 
Vídeo 
Pedro Ortaça convida a Confraternização em prol Monumento Cenair Maicá

Notícia: Maquete de Cenair Maicá é Entregue a São Miguel das Missões. 
Notícia: Uma Noite Memorável, Salvas e Bravos a Maicá!

Vídeo: 4 Classicos de Cenair Maicá
Site: Mausoléu Cenair Maicá 
Video: Os Quatro Troncos Missioneiros 
Vídeo: 
Canto dos Livres Cenair Maicá
Vídeo: Cenair Maicá Rio Ibiqui  
Vídeo: Cenair Maicá Bolicho Beira Estrada
Vídeo Cenair Maicá canta Balaio, Lança e Taquara.
Vídeo Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho 

Vídeo: Cenair Maicá O Cantor das Águas por Jayme Caetano Braun.
Vídeo: Requiem Para Cenair Maicá por José Dirceu Dutra 
Vídeo: Délcio Tavares canta Cenair Maicá
Vídeo: RÉQUIEM PARA CENAIR MAICÁ - Claudino de Lucca 
Vídeo: Família de Cenair Maicá canta Canto Dos Livres. (25 anos de sua morte) 
Imagens Cenair Maycá o Cantor das Águas

Imagem: Reunião para projetar o monumento a Cenair Maicá 
Notícia: Os Quatro Troncos Missioneiros ​

Notícia: Reunião para projetar o monumento a Cenair Maicá.
Notícia: 
Monumento de Cenair Maicá será erguida em São Miguel e organizadores pedem ajuda financeira

​Notícia: Mobilização em São Miguel das Missões para construção de Monumento 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...