Notícias

31/03/2019 20:02


1º de Abril e a Origem do Dia dos Bobos!

Por que 1º de abril é o dia da mentira? Se brinca é o dia dos Bobos? O fato que se transformou em brincadeira por quase todo o mundo tem a origem na França, no reinado de Carlos IX. Vem da comemoração do ano- novo que era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. 
Em 1562, porém, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança e  mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar os conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" eram enviados presentes estranhos e convites para festas inexistentes. 
Com o tempo, o blefe firmou-se em todo o país, e aos poucos contagiando o mundo como outras tradições como o Carnaval, Halloween, Natal e tanas outras festas e tradições que dividimos por seus rituais ou festividades.
Notícia: O Dia do Saci ou Halloween
Site Dia dos Bobos 
Vídeo: Publicidade 1 Natal Cidade dos Anjos 2016 
Vídeo: Feliz Dia das Mães! 
Notícia: Uma Viagem Pelo Imaginário das Missões 
Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 
Site: Roteiro Sete de Setembro Berço das Águas 
Site: Roteiro Caaró, Caibaté, RS.

EM DESTAQUE

Churrascaria do Chico

Fazendo vontades com sabor, qualidade e economia.

Saiba mais

Sindilojas

Pousada das Missões

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...