Notícias

26/04/2016 12:06


O Carinho e a Ação do Espírito Missioneiro

A integração, zelo, responsabilidade é o espirito missioneiro que corre, energiza São Miguel das Missões. Embora o forte temporal acompanhado de tornado que atingiu a cidade gaúcha, na noite do dia 24 de abril, provocado grandes estragos. Lideres Políticos, Empresários, Equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a comunidade em geral passaram a segunda-feira buscando minimizar os estragos e solucionando as questões vigentes.
Todo o acervo de esculturas e artes que estavam no museu foi guardado e estão sendo avaliados os danos que a principio são de pequena monta. 
O prejuízo foi muito mais material em nível de construção do prédio do Museu das Missões e seus vidros e tenhas e as arvores em torno do Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. A força do vento causou danos à vegetação e estilhaçou vidros e esquadrias das janelas do museu do Sítio Arqueológico, mas não prejudicou as ruínas e a Igreja de São Miguel. 
Além da transferência das esculturas para um local mais seguro nesta segunda-feira, a Superintendência do Iphan-RS iniciou o conserto das cercas do Sítio e podas no entorno. 
O lugar mais seguro avaliado para guardar as imagens no município, o Tenondé Park Hotel, salienta o Institudo IPHAN, visto que há previsão de mais chuvas e algumas imagens pesam mais de 300 quilos e ultrapassando 2 metros de altura.
Carlos Pippi acredita que agora será mais fácil sensibilizar o Governo Federal e agilizar o Projeto do novo Museu das Missões que se encontra em andamento pois já haviam alertas da fragilidade do prédio devido o valor das obras e a história a ser explorada ali.. 
As peças sacras, lindas estão guarnecidas no Salão Ahenduva Akatuapê
O Museu das missões será isolado com telas metálicas para impedir o acesso direto ao edifício, devido ao risco de queda de telhas soltas. Até que todos os reparos serem feitos.
A limpeza será iniciada nesta terça-feira, 26 de abril, as prefeituras de São Miguel e de municípios vizinhos se uniram em mutirão para ajudar. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos antes do o fim desta semana e dentro da normalidade as atividades prevista para este final de semana como a 5ª Expofeira, Espetáculo Som e Luz e atividades com o Governador e Representantes Internacionais ocorra sem alterações.
Notícias sobre os últimos acontecimentos sobre o tornado que atingiu São Miguel das Missões:
AMM se mobiliza em torno de São Miguel das Missões: Somos Missioneiros e isso nos Basta;
Prefeitos Região das Missões buscam superação e limpesa da comunidadeQuando Prefeitos se Tornam Lideres de Uma Região;
IPHAN protege e da segurança as obras e história missioneira.

Hotel Tenondé passa a guarnecer as obras do Museu das MissõesO Carinho e a Ação do Espírito Missioneiro;
Atividades progarmadas e Tudo devará ser e seguir o que esta programado. América Latina Volta os Olhos para São Miguel;

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...