Notícias

20/05/2016 14:35


Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/05/2016

Méritos: Integrando recebeu elogios, pedidos e um adendo. Elogiada até pelo mestre Artur Hamerski. Outro veio da leitora Lurdes, que carinhosamente sugeriu que poderia ter mencionado o vício do cigarro como o causador principal do óbito do amigo Marcelino.
Infelizmente, Dona Lurdes, todos prejudicam sua saúde, em maior ou menor escala. Seja por excesso de bebidas alcoólicas, de refrigerantes, carnes, excesso de gorduras, açúcares, industrializados, etc. Afora os vícios, temos hábitos prejudiciais, tais como: dormir muito tarde ou muito pouco (- de 6h/dia), outros que tomam o chimarrão quente demais. Temperatura ideal? Um pouco antes de cantar a chaleira.
Com certeza em algum vício ou hábito errado estarás incluso(a), e já me acuso: raramente tomo café pela manhã, sou carnívoro demais...

Bula: Todo medicamento poderá apresentar efeitos colaterais, variáveis a cada organismo. Quem lê certas bulas deixa de usá-lo, pois geralmente há duas páginas de observações. Num anticoncepcional, somente no 11º item da bula como possíveis efeitos colaterais: náuseas, vômitos, tontices, seios doloridos, aumento de peso, dor de cabeça, retenção de líquido, sangramento intermenstrual, mudanças no comportamento, irritabilidade, depressão, modificação na libido, deficiência da visão, da audição ou da fala e inchação ou enfraquecimento nos braços e pernas.
Por que? Proteção da empresa. Caso algum sintoma não esteja na bula, e alguém apresentá-lo(a), estará sujeita a indenizações milionárias. Na prática são poucas reações adversas. 

Adendo: Quão longe vamos. O tema 2,4-D, de 7 de maio, abordando o uso indiscriminado deste herbicida, repercutiu na capital paulista. Diga-se que sua bula tem 11 páginas. Gentilmente, a assessoria da empresa solicitou o que segue:
São Paulo, 17 Mai 2016: A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, teve acesso à nota “2,4-D” publicada na coluna de Otavio Reichert, no Portal das Missões, e gostaria de esclarecer:
Estudos realizados pela OMS, Agência Regulamentadora do Canadá (PMRA), Comissão Europeia e a Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA) comprovam que o 2,4-D é seguro para utilização na agricultura e não há nenhuma evidência de que seu uso cause efeitos no meio ambiente e na saúde humana, quando os usuários seguem as instruções do uso. O 2,4-D é considerado uma das principais ferramentas de controle de plantas daninhas de folha larga. Para auxiliar os produtores rurais na utilização correta deste herbicida, a Iniciativa 2,4-D realiza palestras e treinamentos disponibilizando material técnico com informações sobre esta molécula, bem como conceitos de tecnologia de aplicação. Nos últimos anos, o grupo realizou mais de 80 treinamentos em todas as macrorregiões do Brasil. Ao todo 7 mil produtores, técnicos e operadores de equipamentos participaram dos eventos de capacitação técnica. A Iniciativa 2,4-D tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. Ainda: Apresenta-se como fonte de informação e esclarecimento que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar seu emprego. www.iniciativa24d.com.br

Pergunta: Sumiu a onça, e filhotes, que matou bovinos e amedrontava moradores da Atafona? Onça-pintada, (jaguar), é o 3º maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, sendo o maior do continente americano. Sua mordida pode quebrar até mesmo cascos de tartaruga, sendo duas vezes mais poderosa do que a de um leão. Geralmente solitárias, preferem caçar ao entardecer, ou à noite. Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”. Assim como os cães, os filhotes nascem cegos e indefesos. E só aprendem a caçar após dois anos.

Humor: o viajante ao caipira: - Esta estrada vai para São Paulo?
- Não sinhô!
- Como faço para ir a São Paulo?
- É só seguir por esta estrada, uai!
- Mas o senhor disse que ela não vai...
- Ela fica, o sinhô é que vai!

Frase: “Pensar é difícil, por isso a maioria das pessoas prefere julgar.” Carl Jung 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 14/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/03/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...