Notícias

05/02/2019 17:42


Sepé Tiaraju, a Saga De Um Herói por Clayton Cardoso

Clayton Luís Cardoso convida a todos para conhecer a revista em quadrinhos que este autor está lançou na Feira do Livro em Santo Ângelo Sepé Tiaraju, A Saga de Um Herói. 
Só uma palavra pode descrever esta obra, "impressionante", traços, história, conteúdo e o que mais chama a atenção, veem saciar uma necessidade do nosso país, entender e divulgar quem foi Sepé Tiarajú e como era a vida nesta época tão importante da América Latina.  A versão é perfeita, para os que querem conhecer, para os que precisam de uma material para orientar e divulgar e para os que tem um estudo mais aprofundado e vão ilustrar seus conhecimentos tem na versão de Clayton Luís Cardoso um material “repetimos” perfeito.
_ Clayton pra você oque é está obra?
Um dom nada mais é que uma dádiva de Deus em nossas vidas, ou seja, a facilidade de entender e desenvolver algo e confesso que desde criança sempre gostei de desenho em quadrinhos, lembro que pedia sempre ao meu pai que comprasse os ditos ‘’gibis’, gostava muito do personagem Tarzan e  através disso desenvolvi estudos da anatomia humana, que é muito importante ao desenho gênero super herói, ao qual sempre apreciei. 
A ideia de desenhar uma HQS surgiu em 2004, e era necessário um roteiro e um personagem para isso, lembrei em primeira estância de algo que viesse a se relacionar com nossa terra, nossas raízes, nossa cultura , enfim...imediatamente lembrei de Sepé Tiaraju.  Sempre li  muitos livros  à respeito desta história e foi neste momento de inspiração que passei a desenvolver o roteiro e os desenhos, lembro que desenhei 25 páginas até o ano de 2010, um processo  demorado porque eu tinha que conciliar com meu trabalho ao qual me sustentava, então eu fazia as páginas quando dava tempo. Porém passando a analisar melhor estas páginas e comparando com desenhistas profissionais  eu percebi que o meu traço não estava bom. E resolvi  recomeçar, busquei material profissional e  retomei tudo novamente, agora já com traço mais apurado. 
A história começa a partir do ano de 1750 ( ano da assinatura do Tratado de Madrid ) onde o cotidiano transcorre normalmente junto a  São Miguel e demais reduções, até chegar a informação do tratado, causando a revolta em discordância do mesmo. De maneira bem dinâmica e objetiva o foco é contar a história de maneira didática, trazendo informações importantes sobre a organização das Reduções e as 3 expedições  realizadas pelos espanhóis e portugueses  em prol do cumprimento do Tratado. A revista  tem a supervisão da história feita pelo meu amigo, professor, escritor e historiador santoangelense Mário Simon.
Contém 60 páginas com miolo em preto e branco, com  dimensões de 31 x 20 cm. 
E através do email: claydesenhos@hotmail.com  ( cel: (55) 9924-4066 (vivo) ou 84141276 (oi).
Espero  assim,  estar colaborando  em prol do enriquecimento cultural missioneiro, lembrando de agradecer os importantes patrocínios das empresas de nossa cidade de Santo Ângelo ao qual se propuseram em apoiar  este projeto cultural:  Imobiliária Quintino, Tenondé gráfica e editora, Instituto Estrela Radiante, Colégio Marista, Parque das Fontes, Unimed, Sisti Organizações Contábeis, Binho e Sola Viagens, Ford Bassani,  Crebom,  Bellinaso veículos, Posto Tiaraju, Madeireira Pedro Gueller, Edgar Cavalheiro fotos, Marcenaria Jezewski, Jairo Baterias, World Study e Advogado Irineu Hannusch.
Agradeço as seguintes pessoas que me auxiliaram de alguma forma durante o decorrer desses anos: Vilma M. Giordani (prima), Oneron Queiroz, Jorge Luiz Brigo e Armindo Fiorin Zenkner.
Convém ressaltar que a capa e as páginas as quais foram tiradas as fotos não são as reais da revista impressa...essas são amostras apenas. Abraço a todos !!
Clayton Luís Cardoso
Confira a programação da Feira do Livro de 2016
Notícia: Decifra-me um Livro Para Desafiar os Missioneiros
Notícia Sepé Tiaraju, a Saga De Um Herói por Clayton Cardoso 
Site: Batalha de Caiboaté 
Site: Monumento Sepé Tiarajú em São Luiz Gonzaga 
Site: Monumento ao Sepé Tiarajú em Santo Ângelo 
Site: Monumento para Sepé Tiarjú, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios em São Gabriel 
Site: Oratório dos Guerreiros Missioneiros 

Notícia: 7 de Fevereiro de 1756 morre Sepé Tiaraju
Site: Paço Municipal Sepé Tiaraú 
Notícia: Monumento ao Sepé Tiaraju Seria Executado por Von Adamovich 
Notícia: Sepé Tiaraju, a Saga De Um Herói por Clayton Cardoso  
Notícia: Sepé Tiarajú O Romance dos 7 Povos livro de Alcy Cheuiche  
Notícia: Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...