Notícias

10/08/2020 08:00


A missioneira Janela Para o Céu

No interior do Museu Monsenhor Estanislau Wolski, em Santo Antônio das Missões, tem uma obra de arte única em todo o Brasil. A Porta do Sacrário da Redução Jesuíta, peça esculpida pelos índios Guarani durante o segundo período jesuítico, que guarda em seus entalhes uma descrição e histórico que lhe dá um valor incalculável ao povo missioneiro como um todo.
Itaroquem - ITACURU: significando “realidade, estado de estar em tal condição”, PAEM: “tudo. Estar ali para sempre.”
Esta palavra se flexiona em um significado maior, que insere, no Período das Reduções por volta de 1750 (durante a Guerra Guaranítica). A Redução de São Francisco de Borja foi destruída, porém e a Porta do Sacrário foi resgatada e protegida pelos índios que a guardaram em uma pequena capela onde é hoje Cemitério do Itaroquem. Com o fim da guerra, o isolamento e a retirada da Companhia de Jesus, a capela foi sendo esquecida, ficando A Porta do Sacrário em posse da família Marques, enquanto a capela ia se deteriorando e se tornando cemitério.
Desde sempre se falou que “quem é enterrado dentro da capela do Itaroquem fica mais perto do céu” o que fez, ao passar dos anos, da capela tornar-se pequena, e ser denominada Cemitério do Itaroquem. Cabe salientar já ser um pedaço do paraíso. 
De idos tempos esta portinhola passou a ser venerada em orações, sendo citada como um pequeno acesso para o céu, uma vigia para o céu. Quando o então Padre Jesuíta Estanislau Wolski começou a resgatar as imagens e símbolos das Reduções Jesuíticas para proteger esses patrimônios, resgatou estas Pedras Itacuru do Cemitério do Itaroquem, construindo o pequeno museu que conhecemos hoje. Uma das mais valiosas aquisições foi a Porta do Sacrário de São Francisco de Borja, doada por Carolina Marques, sendo tombada como patrimônio coletivo.
Atualmente, ao visitar o Museu de Santo Antônio, ao vermos a Porta do Sacrário, ela atrai o pensamento.
Ali Está Uma Janelinha Para o Céu”.
Junto ao Mausoléu dos Marques no Cemitério do Itaroquem (vídeo), jaz também a missioneira Carolina, bem mais perto do céu, de onde podemos observar a beleza da pequena janela do paraíso.
Museu Missioneiro Estanislau é o maior acervo de miniaturas missioneiras sacras da Região das Missões Jesuíticas dos Gaúchos. As miniaturas em madeiras, esculpidas pelos índios guarani há mais de 300 anos, despertam grande interesse do público, seja pelo valor histórico, bem como resgate das origens tradicionalistas e do índio missioneiro, os quais faziam miniaturas de santos, levando-as consigo para proteção.  
Versão 
Otávio Reichert
Site: Cemitério do Itaroquem
Imagem: Cemitério do Itaroquem
Site: Roteiro Santo Antonio das Missões

Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras
Site: Uma Janelinha do Céu nas Missões
Site: Túmulo do Santo dos Tropeiros
Site: Fazenda Itaroquem 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...