Detalhes do Site

Museu João Goulart



    O casarão que pertenceu à família do ex-presidente da República foi doado ao município e restaurado com apoio da iniciativa privada.
    O espaço cultural disponibiliza fotografias e objetos pessoais de Jango, materiais que estavam no Museu da República, no Instituto João Goulart, administrado pela família, e na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e também presentes recebidos em diferentes países.
    Os visitantes podem ainda assistir a vídeos e conhecer móveis originais do local. Na área anexa à casa, nos fundos do terreno, onde Jango, o irmão Ivan e amigos como Deoclécio Motta, costumavam brincar, foram instalados um escritório do Instituto João Goulart, uma cafeteria e uma loja de produtos artesanais.
    Construído em 1927, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico do Estado em 1994. Fica na Avenida Presidente Vargas, 2033, no Centro, mesma rua do museu Getúlio Vargas.
    O projeto de restauração foi executado pela Lahtu Sensu Administração Cultural e pela Cida Planejamento Cultural, com apoio da prefeitura, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (Iphae) e patrocinado pela AES Sul, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
    O local permite que as gerações mais novas conheçam a trajetória de Jango e parte da história brasileira.
    QUEM FOI
    João Belchior Marques Goulart, filho de Vicente Rodrigues Goulart e Vicentina Marques Goulart, nasceu no dia 1º de março de 1919 na Estância Yguariaçá, no distrito (hoje município) de Itacurubi, em São Borja.
    Foi casado com Maria Thereza Goulart, a primeira-dama mais bonita do país, com quem teve dois filhos, João Vicente e Denise, hoje com 41 e 39 anos, respectivamente.
    O início da carreira política foi como deputado estadual em 1947, quando se elegeu com pouco mais de quatro mil votos para a Assembléia gaúcha.
    Antes de assumir a presidência da República, foi por duas vezes vice-presidente, de Juscelino Kubitschek (1956-1961) e de Jânio Quadros (31 de janeiro a 25 de agosto de 1961).
    Através das "Reformas de Base" de seu governo, criou admiradores e inimigos poderosos. Foi deposto da presidência em 1964 através de um golpe militar, tendo se exilado no Uruguai e na Argentina. Morreu 12 anos depois, quando se preparava para voltar e ser apenas o estancieiro Jango.
    Informações para visitação pelos telefones (55) 3430-1425 e (55) 3431-5730 ou pelos e-mails: casajoaogoulart@saoborja.rs.gov.br e margaretegaray@gmail.com

  • Sobre

  • Site: Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart; 
    Site: Museu João Goulart
    Site: Túmulo de Leonel Brizola e João Goulart
    Vídeo: Túmulo de João Goularte e Brizola no Cemitério Jardim da Paz em São Borja.

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br

Informações

Museu João Goulart
São Borja, RS
Avenida Presidente Vargas  2.033 esquina Felix da Cunha.
Telefone: (55) 3430-1425
Telefone2: (55) 3431-5730

Formulário para contato