História

Aniversário São Paulo das Missões é 06 de maio. "Cantão Suíço das Missões".
Quem nasce ou mora no município de São Paulo das Missões chama-se: PAULISTANO. 
São Paulo das Missões, conhecida carinhosamente como "Cantão Suíço das Missões", por sua semelhança geográfica com a Suíça, é um município em que a Cultura Alemã e Gaúcha se fazem muito presente e, por isso, possui inúmeros eventos nos quais as mesmas são cultivadas.
Devido ao cultivo expressivo de Orquídeas e pela Associação dos Orquidófilos, São Paulo das Missões vem sendo conhecida regionalmente como CIDADE DAS ORQUÍDEAS, devido à beleza das flores aqui produzidas.
A origem do nome “São Paulo”, contam os descendentes dos primeiros moradores, foi adotada porque a data em que aqui chegaram foi 25 de janeiro, dia de “São Paulo”, mais tarde acrescido de “Das Missões”, por situar-se na região das Missões.
O município foi constituído com áreas de parte do distrito de seu nome e também parte dos distritos de Roque Gonzales e Porto Xavier, todos pertencentes ao município de Cerro Largo.
A colonização iniciou-se em 1912 com a chegada dos primeiros colonos, de origem alemã, vindos da “Colônia Velha”. A partir de abril de 1964, São Paulo das Missões passou a contar com um grande melhoramento: a energia elétrica. Em maio de 1966, foi instalado o município de São Paulo das Missões que viveu seus primeiros anos de vida autônoma sob o regime de Intervenção Federal, tendo como primeiro administrador o Sr. Pedro Alfredo Werle.
Município mãe: Cerro Largo.