Notícias

15/12/2023 09:26


Agroindústria de São Paulo das Missões conquista certificado de inclusão em Programa Estadual

A Agroindústria do Nelsinho, gerida pela família de Nelson José Menin Gritzenco em parceria com Marcos Ortiz Orizenco, conquistou um importante passo para sua formalização: a inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar. O certificado foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (13/12), na sede da agroindústria, em São Paulo das Missões, com a presença do prefeito, Oberdan Luís Rhoden, do vice-prefeito, Moacir Carlos Neis, bem como dos representantes da Emater/RS-Ascar, o gerente regional e a gerente adjunta, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, o chefe do Escritório Municipal, Júnior Kessler e os extensionistas Canísio Ittner Berwaldt e Simone Thume.

A agroindústria está instalada no prédio da antiga Escola Municipal da Linha Mila Centro, que estava desativado e foi cedido pela Prefeitura. O produtor realizou com recursos próprios as devidas adequações para atender à legislação sanitária, tributária e ambiental. A agroindústria deve processar mandioca descascada, milho-verde, além da produção de hortigranjeiros "in natura" e em forma de conservas.

A agroindústria do Nelsinho é uma das mais de 600 agroindústrias da região de Santa Rosa que estão cadastradas ou inclusas no Peaf-RS, política pública que oferece através da Emater/RS-Ascar o apoio técnico para implantação, legalização, processos de produção e comercialização das agroindústrias.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Canísio Berwaldt exemplifica no caso da agroindústria de São Paulo das Missões uma trajetória que contemplou o acompanhamento para adequação fiscal do CNAE, na área tributária, para o reconhecimento como microprodutor, o atendimento do licenciamento ambiental, sanitário bem como o cadastramento e a inclusão no Peaf-RS, que habilita ao uso do selo Sabor Gaúcho e a comercialização via bloco de produtor. "Através desta política, as famílias que têm a oportunidade de acessá-la alçam um novo patamar, atendendo às exigências da legislação e do mercado consumidor, com uma boa estrutura física, produtos de qualidade ofertados aos consumidores e aumento da renda das famílias envolvidas direta e indiretamente", destaca Berwaldt, ao lembrar também que quando o empreendedor comercializa seus produtos a nível regional, leva o nome do município em sua logomarca e movimenta recursos localmente.

O vice-prefeito salientou que o município é parceiro ao reconhecer que estas iniciativas geram renda e arrecadação para o município. Já o prefeito, Oberdan Luís Rhoden, destacou a importância da parceria entre os produtores, entidades envolvidas e Administração Municipal ao se dar utilidade a uma estrutura pública, contribuindo com a geração de renda e empregos diretos e indiretos na comunidade.

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CHAMAMECEROS NO PAGO SANTO
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...