Notícias

20/11/2020 10:00


Batalha dos Porongos, Os Lanceiros Negros.

A coragem e a valentia eram as marcas desses bravos, um exercito de ex-escravos honrando a bandeira do Riogrande. Esses Lanceiros Negros entregaram suas vidas pelo espirito e ideal farroupilha.
Depois de lutarem no combate travado em Bagé, conhecido como “a Batalha do Seival”,  durante a Revolução farroupilha que durou dez anos,  os lanceiros negros lutaram não por dinheiro ou impostos, mas pela liberdade, no dia 14 de novembro de 1844 foram em sua grande maioria massacrados em uma batalha muito questionável. 
Em novembro de 1844, a revolução encontrava-se em pleno armistício, e seu fim já começava a ser negociado entre os líderes de ambos os lados. Os lanceiros negros estavam acampados no cerro de Porongos sob comando do general David Canabarro, quando foram atacados de surpresa por forças sob o comando de Francisco Pedro de Abreu, o Moringue. O Corpo de Lanceiros Negros, cerca de 800 homens de mãos livres, tentou resistir ao ataque, mas foram quase todos mortos. Também foram presos mais de 300 republicanos, entre brancos e negros, e 35 oficiais farroupilhas.
Fontes: Revolução Farroupilha G21. 
Vídeo: Lanceiros Negros - Batalha dos Porongos 
Notícia: Consciência Negra ou Noção Preta 

Site: Comunidade Quilombola Correa
Notícia: Brasil tem 'Hino à Negritude 
Notícia: João Cândido o Almirante Negro Gaúcho Herói Nascional 

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...