Notícias

16/12/2015 20:49


Otávio Reichert - INTEGRANDO

Conflitos: Como concilias teus conflitos?  Por hábito gauchesco, permita-me o tu em nossa conjugação. Desde tenra idade somos submetidos a problemas existenciais, sejam nossos, da família ou do trabalho. Quanto maior tua capacidade de discernimento, mais facilmente administramos os conflitos, porém somaremos outros.
     Esclareço: sendo mãe ou pai, além dos conflitos pessoais, contribuimos na conciliação dos filhos, dos avós quando necessitados, e quanto maior a abrangência, mais serás procurado. Quanto maior o cargo laboral mais conflitos hás de administrar.
E os internos, os pessoais, os íntimos? Pessoas que não extravasam seus conflitos sofrem mais, independente da idade. A depressão é doença somática aos conflitos, inclusive por herança genética.
Pensava eu de findarem-se os suicídios, principalmente por enforcamento, até pela diminuição de acesso a cordas quem não campeiro. Tristemente constatamos estes fatos persistirem. Mesmo com os familiares tentando ampar´-los, pessoas fraquejam e, tentando fugir dos seus conflitos, por livre arbítrio atentam contra sua própria vida, como o da semana passada na famíla Fonseca, a quem devotamos nossos sentimentos.
Em outros casos, são os familiares que geram o conflito maior, como o da menina Ana Paula Sehn, de três Passos, encontrada morta (08 Dez) em sua residência. Embora ainda sem laudo conclusivo, a jovem de 16 anos se suicidou ingerindo veneno agrícola, e na razão principal estariam os pais que impediam seu namoro com um moço que, ao ver deles, não era o par ideal para ela.
Lembrando fato antigo, uma jovem de origem alemã gostava de um
bom moço de origem polonesa, mas é um "polaco", diziam seus pais. Alemão tem que casar com alemão. A bela moça acabou se casando com um alemão, porém este a maltratava moral e fisicamente. Não suportando os revezes, ela voltou à casa dos pais, que não amparando-a como deveriam, contribuiram para levá-la ao suicídio.
Finalizando cito, principalmente nestes dias festivos, não desampararmos os  desassistidos à nossa volta. Partilhemos nossas alegrias natalinas.
Aparentemente se contradiz o ditado popular: “Deus não coloca fardos pesados em ombros fracos”. Mas acima de tudo lembremos que é pelo livre arbítrio que algumas pessoas atentam contra si próprio.    
Quadrigêmeos: Contrariando os costumes alemães, que têm poucos filhos, uma professora de 65 anos deu à luz quadrigêmeos prematuros (26 semanas). Um menino e suas três maninhas já deram alta hospitalar. Com gravidez fertilizada In Vitro, a mamãe Annegret Raunigk é um "caso único no mundo". Até aí tudo bem, não fosse ela, aposentada, já ser mãe de 13 filhos concebidos com cinco pais diferentes, já com sete netos. O caso extraordinário provocou intenso debate na Alemanha, onde muitas pessoas censuraram a falta de responsabilidade da mãe.

Celulares: No apagar das luzes, a empresa Vivo também inflacionou seus preços. Um dos planos, de 40,50 passará para R$ 55,99, e aumento semelhante aos demais planos. Mundo selvagem!

Semana Farroupilha 2016: Presidida por Vinícius Brum, o presidente do IGTF decidiu que o temário da programação dos Festejos de 2016 terá como tema: "A República das Carretas", baseada em obra de Barbosa Lessa, em comemoração aos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense. Com isto, não haverá apresentação de propostas de temário para os festejos de 2016.

Eleições: Das Escolas estaduais do RS, realizadas na terça-feira, 15. Destaco a eleição da Escola Edi Lippert, situada próxima aos bombeiros que, como a maioria dos educandários, teve apenas uma chapa concorrendo. Foram eleitas para diretora a professora Maria Elizabete G. de Campos, e como vices as professoras Maria Cinara Menchik e Mauricéia Fin, esta esposa deste colunista. Parabéns! 

Reflexão: Para fazer cucas, perguntou ao vendedor: - Quanto é meia dúzia de ovo?
- Seis ovos.

Humor: Deram ao cachorro o nome “Pradentro”. Cada vez que ele entrava na casa, o dono gritava: - Pradentro! Pra fora...
O cachorro enlouqueceu e morreu.

Chasque: A todos os  assíduos leitores, que se congratulam com estas, seja com manifestações ou anonimamente. Estamos sintonizados. Feliz Natal 
Otávio Reichert - INTEGRANDO - Noel Guarany 
Otávio Reichert - INTEGRANDO
Otávio Reichert - INTEGRANDO 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 
Otávio Reichert - INTEGRANDO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...