Notícias

16/12/2015 20:49


Otávio Reichert - INTEGRANDO

Conflitos: Como concilias teus conflitos?  Por hábito gauchesco, permita-me o tu em nossa conjugação. Desde tenra idade somos submetidos a problemas existenciais, sejam nossos, da família ou do trabalho. Quanto maior tua capacidade de discernimento, mais facilmente administramos os conflitos, porém somaremos outros.
     Esclareço: sendo mãe ou pai, além dos conflitos pessoais, contribuimos na conciliação dos filhos, dos avós quando necessitados, e quanto maior a abrangência, mais serás procurado. Quanto maior o cargo laboral mais conflitos hás de administrar.
E os internos, os pessoais, os íntimos? Pessoas que não extravasam seus conflitos sofrem mais, independente da idade. A depressão é doença somática aos conflitos, inclusive por herança genética.
Pensava eu de findarem-se os suicídios, principalmente por enforcamento, até pela diminuição de acesso a cordas quem não campeiro. Tristemente constatamos estes fatos persistirem. Mesmo com os familiares tentando ampar´-los, pessoas fraquejam e, tentando fugir dos seus conflitos, por livre arbítrio atentam contra sua própria vida, como o da semana passada na famíla Fonseca, a quem devotamos nossos sentimentos.
Em outros casos, são os familiares que geram o conflito maior, como o da menina Ana Paula Sehn, de três Passos, encontrada morta (08 Dez) em sua residência. Embora ainda sem laudo conclusivo, a jovem de 16 anos se suicidou ingerindo veneno agrícola, e na razão principal estariam os pais que impediam seu namoro com um moço que, ao ver deles, não era o par ideal para ela.
Lembrando fato antigo, uma jovem de origem alemã gostava de um
bom moço de origem polonesa, mas é um "polaco", diziam seus pais. Alemão tem que casar com alemão. A bela moça acabou se casando com um alemão, porém este a maltratava moral e fisicamente. Não suportando os revezes, ela voltou à casa dos pais, que não amparando-a como deveriam, contribuiram para levá-la ao suicídio.
Finalizando cito, principalmente nestes dias festivos, não desampararmos os  desassistidos à nossa volta. Partilhemos nossas alegrias natalinas.
Aparentemente se contradiz o ditado popular: “Deus não coloca fardos pesados em ombros fracos”. Mas acima de tudo lembremos que é pelo livre arbítrio que algumas pessoas atentam contra si próprio.    
Quadrigêmeos: Contrariando os costumes alemães, que têm poucos filhos, uma professora de 65 anos deu à luz quadrigêmeos prematuros (26 semanas). Um menino e suas três maninhas já deram alta hospitalar. Com gravidez fertilizada In Vitro, a mamãe Annegret Raunigk é um "caso único no mundo". Até aí tudo bem, não fosse ela, aposentada, já ser mãe de 13 filhos concebidos com cinco pais diferentes, já com sete netos. O caso extraordinário provocou intenso debate na Alemanha, onde muitas pessoas censuraram a falta de responsabilidade da mãe.

Celulares: No apagar das luzes, a empresa Vivo também inflacionou seus preços. Um dos planos, de 40,50 passará para R$ 55,99, e aumento semelhante aos demais planos. Mundo selvagem!

Semana Farroupilha 2016: Presidida por Vinícius Brum, o presidente do IGTF decidiu que o temário da programação dos Festejos de 2016 terá como tema: "A República das Carretas", baseada em obra de Barbosa Lessa, em comemoração aos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense. Com isto, não haverá apresentação de propostas de temário para os festejos de 2016.

Eleições: Das Escolas estaduais do RS, realizadas na terça-feira, 15. Destaco a eleição da Escola Edi Lippert, situada próxima aos bombeiros que, como a maioria dos educandários, teve apenas uma chapa concorrendo. Foram eleitas para diretora a professora Maria Elizabete G. de Campos, e como vices as professoras Maria Cinara Menchik e Mauricéia Fin, esta esposa deste colunista. Parabéns! 

Reflexão: Para fazer cucas, perguntou ao vendedor: - Quanto é meia dúzia de ovo?
- Seis ovos.

Humor: Deram ao cachorro o nome “Pradentro”. Cada vez que ele entrava na casa, o dono gritava: - Pradentro! Pra fora...
O cachorro enlouqueceu e morreu.

Chasque: A todos os  assíduos leitores, que se congratulam com estas, seja com manifestações ou anonimamente. Estamos sintonizados. Feliz Natal 
Otávio Reichert - INTEGRANDO - Noel Guarany 
Otávio Reichert - INTEGRANDO
Otávio Reichert - INTEGRANDO 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 
Otávio Reichert - INTEGRANDO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...