Detalhes do Site

Prefeitura Municipal de Rolador



    Destino turístico que encanta visitantes e investidores por sua diversidade histórica, cultural e produtiva. Estimada em 2.323 habitantes, a população é acolhedora e se destaca por sua capacidade empreendedora no meio rural e urbano. Localizado na região das Missões, noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o município de Rolador origina-se de São Luiz Gonzaga e foi emancipado em 16 de abril de 1996. Situado a 500 quilômetros de Porto Alegre, se estende por 295 km² e densidade demográfica de 7,9 habitantes por km² no território do município.

    Tem a economia baseada na agricultura, com cultivo de soja, milho, trigo, alfafa, piscicultura e hortaliças. Na pecuária sobressai a criação de bovinos, ovinos e suínos. O povo desbravador, as belezas naturais e as potencialidades em diferentes segmentos, definem Rolador como Terra Fértil Missioneira.

    História do município

    O Município de Rolador situa-se na histórica região das Missões Orientais do Uruguai, onde os padres da Companhia de Jesus começaram a catequização indígena no ano de 1636, na vasta área ente os rios Piratini e Ijuí, na margem esquerda do rio Uruguai. Os índios guaranis foram, portanto, os habitantes da região até meados do século XVI.

    Com início da formação de Povos ou Reduções indígenas, criados pelos jesuítas, a área de Rolador foi sede da importante redução de Nossa Senhora da Candelária do Caazapá-Mini, fundada no dia 02 de fevereiro de 1627, na atual localidade do Rincão dos Melo, a 3km da sede do município. Com o abandono dos índios da Candelária, sob a proteção do arroio Rolador, constituiu-se o povoado com o mesmo nome.

    O lugarejo foi ponto de referência para as tropas militares, andarilhos, comerciantes, ambulantes e tropeiros. A Origem de Rolador teve como ponto de partida o acampamento de tropeiros, que faziam pousadas e descanso de suas tropas na beira do Arroio Rolador. Eles aproveitavam suas águas e o abrigo dos capões de matos de suas margens, o que facilitava a tarefa dos tropeiros na roda do gado e no fornecimento de linha para suas fogueiras.

    Em 23 de outubro de 1951 foi criado o Distrito de Rolador. A emancipação foi conseguida pela Lei nº 10.750 de 16 de abril de 1996. Por essa razão festeja-se em 16 de abril o dia do município, feriado municipal. A Semana do município é comemorada de 10 a 16 de abril.

    Outro feirado municipal é de caráter religioso, celebrado em 22 de maio, em homenagem a Santa Rita de Cássia, Padroeira do município. A população é miscigenada, composta por índios nativos, desbravadores portugueses e espanhóis, além de gaúchos fronteiriços e castelhanos.
     

  • Sobre

  • Saiba mais sobre Rolador:

    Site: Arroio Rolador 
    Site: Igreja de Santa Rita de Cassia  
    Site: Ponte Ferroviaria de Rolador 
    Site: Ponte entre Rolador Cerro Largo 
    Site: Prefeitura Municipal de Rolador 
    Site: Lenda da Cruzinha - Rolador
    Site: A casa de Pedra - Rolador 
    Site: Brigada Militar de Rolador 

    Site: Praça Pompilho de Oliveira Peixoto

Informações

Prefeitura Municipal de Rolador
Rolador, RS
Av. João Batista, 700
Telefone: (55) 36147-0152
Telefone2: (55) 3614-7080

Formulário para contato