Notícias

03/05/2017 11:10


Ministro do Turismo declarou apoio oficial à Região das Missões e à Ruta Jesuítica Internacional

Os projetos turísticos que vêm sendo desenvolvidos pela Associação dos Municípios das Missões  (AMM), conjuntamente com representantes da iniciativa privada e outras parcerias, ganhou um forte aliado. O ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, em visita pela primeira vez à região das Missões, anunciou que todas as iniciativas de fomento ao turismo missioneiro terão atenção especial. “Tenham a certeza de que vamos dar prioridade para as demandas turísticas da região, sem exceção, principalmente aqui na Rota Missões pelo alcance desta obra para o Brasil, América do Sul e para o mundo”, garantiu Beltrão.
A declaração do ministro foi durante o Seminário de Desenvolvimento do Turismo dos 30 Povos das Missões, que ocorreu no último dia 29 na Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, conduzido pelo presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori e pelo governador de Itapúa/Paraguai, Luis Gneiting, com o apoio de representantes do Brasil, Argentina e Uruguai. O evento teve como finalidade o esforço de integração do turismo dos países do Mercosul.
O dirigente da AMM destacou que a presença do ministro na região e suas manifestações de apoios, mostram o valor e a grandiosidade do destino Missões. “Marx Beltrão assegurou que o Ministério do Turismo vai dialogar com todas as operadoras de turismo para vender e propagar ao Brasil inteiro, o nosso destino Missões e a Ruta Jesuítica Internacional”, salientou Sartori ao acrescentar: “queremos ter uma convivência muito fraterna com os amigos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, que traga resultados positivos e boas oportunidades para as comunidades dos cinco países que integram a Ruta”, motivou Brasil Sartori, que na manhã do dia 29 de abril recebeu o ministro Marx Beltrão no Sítio Arqueológico de São João Batista, em Entre-Ijuís.
Triunfo da Humanidade
O evento iniciou com uma explanação de José Roberto de Oliveira sobre a relevância da união dos 30 Povos, simbolizada pela cruz missioneira. Oliveira rememorou que por Voltaire, a região das Missões foi chamada de Triunfo da Humanidade, tamanha a sua importância histórica, cultural e espiritual.
Benção do Papa Jesuíta
O seminário debateu ações voltadas para a consolidação da Ruta Jesuítica Internacional composta pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Entre elas, a viagem à Roma/Itália para pedir que o Papa Francisco abençoe a Ruta Jesuítica Internacional e também o Camino de las Misoes (Brasil, Argentina e Paraguai). Luis Gneiting, governador de Itapúa/Paraguai, ressaltou que a comitiva que irá até o papa Francisco será integrada por representantes dos cinco países, incluindo dirigentes de Associação de Municípios.
Acordo internacional
A programação do Seminário de Desenvolvimento do Turismo dos 30 Povos das Missões incluiu a assinatura do acordo internacional da Ruta Jesuítica, assinado por prefeitos dos 26 municípios da AMM; solicitação formal da AMM ao ministro do Turismo reivindicando sua intervenção junto ao ministro dos Transportes para que seja priorizada a construção da ponte internacional Porto Xavier (Brasil)-San Javier (Argentina), para consolidação da Rota Missões no contexto do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas Guarani; entrega ao ministro Marx Beltrão, do mapa do roteiro do Camino de las Misões, que tem o apoio da AMM/Funmissões,integrando Brasil Argentina e Paraguai, com previsão de lançamento para setembro deste ano; inauguração do Salão de Turismo Mercosul, entre outras atividades.
Próxima etapa
Conforme informou Marx Beltrão, no próximo dia 19 de maio, em Buenos Aires, ministros do Turismo do Mercosul estarão reunidos para discutir o turismo das rotas integradas entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ele salientou que a partir deste encontro estarão definidas as ações conjuntas de promoção dos destinos turísticos dos cinco países, e reiterou: “o vaticano já reconheceu a Ruta Jesuítica como roteiro religioso. Estamos certos de que em setembro deste ano receberemos a benção do Papa, que é jesuíta, e estes destinos serão divulgados no mundo todo”, afirmou o ministro do Turismo do Brasil.
Brasil Antonio Sartori, presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, evidenciou que “a Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), seguirá unida e articulada no trabalho que vem sendo desenvolvido em várias frentes de atuação, com o firme propósito de consolidar iniciativas que propiciem alternativas de renda, que impulsionem o turismo e a economia dos 26 municípios missioneiros”.
AMM  vai sediar evento da Famurs e TCE
Na próxima quinta-feira (4/5), às 15horas, no auditório da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, será realizada uma reunião com os presidentes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).
De acordo com os organizadores do evento, a pauta tratará sobre o roteiro de trabalho denominado “Famurs pelo Rio Grande” que objetiva estreitar as relações com a atual gestão, conhecer suas necessidades e dificuldades, debater propostas que viabilizem o desenvolvimento e ampará-los diante dos principais assuntos e temas que impactam a vida da sociedade gaúcha.
Brasil Antonio Sartori, presidente da AMM, destacou que prefeitos e equipes dos 26 municípios da região são esperados na tarde do dia 4. “Certamente, este encontro será esclarecedor e muito contribuirá com o trabalho que vem sendo realizado por todos nós, gestores municipais, em defesa do bem estar da população”, evidenciou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís. 
FOTOS: Karin Schmidt
Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)
55-98428 9946 – WhatsApp
www.ammissoes.com.br 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO 
Programação Pecuária 18ª Fenamilho 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho 

Notícia: 
Informações da Fenamilho através de Aplicativo 
Notícia: enamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita 
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho 
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho 
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho  
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho 
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal 
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro 
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...