Notícias

04/05/2017 18:44


1º Encontro Internacional das Cooperativas de Produção é realizado na Fenamilho

Evento debateu pontos de estrangulamento da cultura do milho e o papel das cooperativas nas negociações
A Fenamilho Internacional – 18º edição, sediou na tarde desta quinta-feira (4) o 1º Encontro Internacional das Cooperativas de Produção, com representantes da área do Brasil, Argentina e Paraguai. “Além de promover entretenimento e negócios, Feira se caracteriza por oportunizar importantes debates em diversas áreas, e neste evento, fortalece ainda mais o seu caráter internacional, com a presença de representações dos países do Mercosul”, destacou o presidente da Feira, Bruno Hesse. 
O seminário, com palestra ministrada pelo consultor em boas práticas agrícolas e manejo para alto rendimento de lavouras, Dirceu Gassen, teve como foco a discussão sobre os pontos de estrangulamento da cultura do milho, ou seja, fatores que impedem ou dificultam sua adoção na região e a atuação das cooperativas de produção no contexto das negociações. “A reclamação que vem de 50 a 100 anos é a mesma:  problemas de clima, doenças, problemas de instabilidade de preços, ausência de políticas agrícolas. E será a mesma discussão que vamos ter nos próximos anos”, destacou Gassen. Conforme o consultor, o questionamento a ser feito é “se temos uma média de produção de seis toneladas de milho por hectare no Estado, como explicar que temos em torno de 10% ou 12% dos agricultores produzindo 9 mil quilos por hectare?”. Gassen explica que existe um grupo que está produzindo a menos, deixando claro quem terá viabilidade em seu negócio: aquele que investe em conhecimento, que se estrutura e se organiza pra produzir mais, com o mesmo custo. 
“Podemos dizer que a diferença maior da viabilidade de um negócio ou da agricultura está diretamente relacionado a pessoas. Pessoas com conhecimento, habilidade e atitude de fazer. Por isso temos que nos organizar, pois não há como cobrar do agricultor melhorias em tecnologias para eficiência da produção e mercado de negócios. Neste ponto entra a necessidade das cooperativas como modelos que auxiliam na negociação, na compra, na negociação a médio e longo prazo, para estabelecer uma certa estabilidade na renda”, ressaltou o consultor. 
Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai participaram do evento como debatedores. Entre eles, o presidente da Cooperativa Colônias Unidas do Paraguai, Agustin Konrad, o presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo (Incoop) e representante da República Federativa do Paraguai, Félix Hernan Jimenez, o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Estado, Cláudio de Jesus e o vice-presidente da Fecoagro, Darci Pedro Hartmann. O evento foi promovido pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Fenamilho, em parceria com o Sistemas Sescoop/RS e Fecoagro.
Fenamilho Internacional – 18º edição.
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO 

Programação Pecuária 18ª Fenamilho 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Notícia: 
Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Anos
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho 
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo 
Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita 
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho 
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho 
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho  
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho 
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal 
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro 
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...