Detalhes do Site

Gravataí a mais longínqua Redução



    A partir de 1626, no início do processo de colonização europeia em terras da América do Sul, as Missões Jesuíticas Guarani se estendem por quase todo o que hoje conhecemos como território do Rio Grande do Sul, ficando fora só a região que compreende Pelotas e Rio Grande (a Região Sul) o PRIMEIRO PERÍODO das Reduções Jesuíticas Guarani não se estruturaram devido  a luta contra os bandeirantes e a resistência indígena em relação ao colonizador europeu, porém,  deixa um legado fértil para a evangelização que se torna conhecida e se propaga, a palavra dos jesuítas agregando-se à  cultura Guarani. Ambiente perfeito que prepara o retorno para o SEGUNDO PERÍODO em 1682 e o choque cultural não é tão agressivo tanto que o Guarani sai do seu ambiente da floresta e adapta-se a uma metalurgia e isso fez soar os sinos por todo o mundo conhecido da época.      
    Na primeira fase das reduções do Paraguai estima-se que mais de 300.000 índios foram aprisionados pelos bandeirantes paulistas e transformados em escravos.
    Portugal e Espanha em 1750 assinaram o Tratado de Madrid, estipulando que Portugal devolveria a Colônia do Sacramento, fundado em território espanhol em troca dos Sete Povos das Missões, mais a nordeste. Com o Tratado de Madri, Gomes Freire de Andrade, comandante das demarcações, determina a retirada dos índios das Reduções, deixando suas plantações, suas estâncias, construções, etc...
    Após o Tratado de Madrid, como os indígenas dos Sete Povos não aceitaram o que havia sido acordado entre as coroas ibéricas, depois de quatro anos de negociação entre as coroas, jesuítas e indígenas teve início a Guerra Guaranítica , batalha entre indígenas dos Sete Povos contra portugueses e espanhóis que pelos interesses comuns das coroas, uniram-se e inicia a decadência das reduções.
    Para o repovoamento das terras dos Sete Povos das Missões, já território português, vieram descendentes de   portugueses que receberam as sesmarias  colonos. 
    Como os índios não aceitaram abandonar as terras teve início a Guerra Guaranítica. 
    Em consequência da guerra, milhares de índios foram mortos e os que sobreviveram foram presos e colocados em deslocamento para o leste das Missões. 
    Em 1757 oriundos das reduções de Santo ÂngeloSão Miguel das MissõesSão JoãoSão BorjaSão Nicolau e São Lourenço mais de 2500 Guarani em torno de  900 famílias partiram em marcha para fundar a Aldeia de São Nicolau hoje Rio Pardo.  
    Em 1762 Gomes Freire de Andrade ordena a fragmentação deste contingente indígena, formando os seguintes aldeamentos: São Nicolau do Jacuí (Cachoeira), Aldeia dos Anjos (Gravataí) e a terceira, permaneceram em Rio Pardo. 
    Desse contingente de refugiados, cerca de mil índios Guarani foram trazidos, em 1762, pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do rio Gravataí
    Os índios que foram “rebatizados” como diz Aurélio Porto, recebendo nomes portugueses e passando a confundir-se com os nomes das famílias já existentes no continente.
    Em 8 de abril de 1763 é fundada a Aldeia Nossa Senhora dos Anjos, que era uma pequena comunidade que já existia e com a chegada desse grande grupo passou a ser chamada de aldeia. À perda da identidade associa-se a proibição do uso da língua Tupi-Guarani, tanto para adultos, como para crianças, sob, pena de serem castigados. 
    A Aldeia dos Anjos passa a ser chamada de Gravataí devido os índios chamarem uma espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy, que significa "Rio dos Gravatás".
    Por este motivo em respeito a todo o mateador missioneiro que preza sorver o amargo no encontro com nossos ancestrais ver que neste êxodo se mesclou, miscigenou e se fez Nação com nossas crenças e origens temos em Gravataí a mais longínqua Redução, pois não são as pedras que fizem nossa raça, é nosso sangue simbolizado na Cruz Missioneira tão nobre e digna de uma raça Chamada Gaúcho. 
    Roger Jaekel.
    Fontes:
    Ecoviagem Este Editora 
    Orientação
    Nadir Damiani
    Bibliografia sobre a aldeia  nossa senhora dos anjos/ gravataí/rs
    Artigos dos anais do simpósio estadual sobre a cultura gravataiense. Gravataí: Departamento de Cultura, 1990.
    FLORES, Moacyr. A Transmigração dos Guaranis para a aldeia de Nossa senhora dos Anjos.
    SANTOS, Corcino Medeiros dos. O Índio e a Civilização Cristã Ocidental: a aldeia de Nossa senhora dos Anjos de Gravatí.
    FAGUNDES, Antonio Augusto. O Anjo e a Aldeia dos Anjos.
    NEIS, Ruben. A Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.
    LANGER, Protásio. A Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.
    ESCANDÓN, Juan de. História da Transmigração dos Sete Povos  Orientais. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 1983.
    NEIS, Ruben. Guarda Velha de Viamão. Porto Alegre: EST/Sulina, 1975.
    PORTO, Aurélio. História das Missões Orientais do Uruguai. Porto Alegre: Selbach, 1954.

  • Sobre

  • No final do século XVIII, Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos espanhol que faz da violência seu modo de vida, mata o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara. Elenco: Robert De Niro,  Jeremy Irons, Liam Neeson.
    O contexto histórico do filme é o contexto da Guerra Guaranítica, que ocorreu entre (1750 - 1756 ) e envolveu os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madrid, no dia 13 de janeiro de 1750. Os índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras no território de Rio Grande do Sul e a se transferir para o outro lado do rio Uruguai, conforme ficara acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha.
    Vídeo: Filme A Missão Papa Envia Cardeal
    Vídeo: Filme A Missão 1986 Cardeal Chega as Missões.
    Vídeo: Filme A Missão Os Guaranis São Caçados
    Vídeo: Filme A Missão Padre Roque Gonzales é Morto 
    Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
    Site: Pedra Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira
    Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
    Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
    Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
    Site: # Mistério do Chimarrão.
    Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
    Site: Origem da Cruz Missioneira
    Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
    Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
    Gravataí a mais longínqua Redução; 
    Site: Adega Jesuíta

Informações

Gravataí a mais longínqua Redução
Outros, RS
Região das Missões, Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato