Notícias

04/05/2017 14:54


Dia de Campo mostra alternativas de produção durante a Fenamilho

Setor primário em evidência:
Atividade é destaque da programação da Feira nesta terça-feira 
Agricultores de toda a região participam nesta terça-feira, no tradicional Dia de Campo promovido pela Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho Internacional. A partir da Iniciativa, os produtores rurais acompanham demonstrações de tecnologias que visam propor alternativas, em especial para a agricultura familiar, de produção com viabilidade econômica, social e ambiental. As principais atividades durante o Dia de Campo são realizadas no espaço da Mostra Tecnológica da Emater e na Área Demonstrativa do Milho (espaço no Parque de Exposição com variedades de milho plantado). 
No espaço da Mostra Tecnológica, os agricultores acompanham explanações de técnicos em estações que contemplam diferentes temáticas. Entre elas, o manejo de solos e adubação, manejo de pragas e doenças, utilização de plantas medicinais e bioativas para o corpo humano e animais e cultivo de hortaliças. Além disso, também conhecem opções de energias alternativas, cultivo de hortaliças e de plantas forrageiras, bem como o significado de produzir o próprio alimento. 
A agricultora Elisiane Andreola, da localidade de Linha Alegre, de Santo Ângelo, acompanhou as atividades do Dia de Campo com os filhos Cristiele e Andriel, que estão no primeiro ano do curso Técnico Agrícola do Instituto Federal Farroupilha. “Participar dessa atividade proporciona o aprendizado de coisas novas e maior conhecimento, para ser levado e utilizado no desenvolvimento da nossa propriedade, destaca a produtora”. 
Variedade de milho
Na Área Demonstrativa do Milho, os produtores rurais puderam conhecer o comportamento de diferentes variedades da cultura e seu potencial de produção, submetidas a manejos variados. Neste ano, organizado pela URI campus Santo Ângelo, através do curso de Agronomia e pelo Instituto Federal Farroupilha, a partir do curso de Técnico Agrícola, o espaço ganhou caráter experimental. No local, foram plantados milhos crioulos (que não são melhorados geneticamente) e milhos híbridos de alta tecnologia, submetidos a adubação orgânica (cama de aviário) e adubação química. No local, ainda há espaços para o milho sequeiro (sem irrigação) e milho irrigado.
Conforme o técnico em agropecuária da área de produção do Instituto Federal Farroupilha, Ivan Jacson Preuss, a partir da Área Demonstrativa do Milho, o potencial produtivo da planta e do grão pode ser avaliado. Entre os destaques dos resultados observados, Preuss explica que “a alternativa de adubação orgânica cama de aviário conseguiu alcançar bons níveis de produtividade, mostrando que é possível reduzir a adubação química e inserir a adubação orgânica, sem perdas na produtividade”. A Área Demonstrativa do Milho ainda é organizada com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Cotrisa, Pioneer, Emater/RS – Ascar, Sementes Lopes e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
No local, a URI ainda possui um espaço para experimentos com sementes de chia, produto rico em proteínas e outros nutrientes, utilizada na alimentação humana. Sob coordenação da professora do curso de Agronomia, Giselda Gihsleni, a URI está organizando a “Cartilha agronômica de recomendações técnicas para o cultivo de chia na região”. 
Fenamilho Internacional – 18º edição
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO 

Programação Pecuária 18ª Fenamilho 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho 
Notícia: 
Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Ano
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo 
Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita 
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho 
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho 
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho  
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho 
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal 
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro 
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...