Notícias

01/07/2016 13:05


Não é atoa Chomisco que a Tocha Olímpica vem as Missões!

Isto é um patrimônio, um legado que deixamos a todas as crianças e gerações futuras, pois nenhuma tem culpa do momento que estamos vivendo politica ou economicamente e certamente todos independente de cruzar os braços ou criticar serão participes e cumplices do resultado. A história não contará quem foi o administrador ou como estava à sociedade, de direita ou esquerda e sim que o maior símbolo de luta, coragem e pureza eterna da HUMANIDADE, esteve no garrão da pátria, sobre a guarda da Cruz Missioneira, com um povo que tem alma de quatro braços e mesclou índios e colonos gerando o que hoje conhecemos por GAÙCHO mais que um povo uma raça. 
E isto independente de qualquer fator é a única coisa certa nesta experiência, o Espirito Missioneiro se irmana, amadrinha, escolta e abraça a Tocha Olímpica e este patrimônio e esta oportunidade não nos pertence, mas carrega e leva nosso nome, tudo o que somos e queremos para nossos filhos deixando como herança que a tocha esteve nas missões.
Todos os questionamentos sobre a tocha neste ano tão atípico para o Rio Grande do Sul e sociedade Brasileira, mas tudo se apequena quando a tocha chega a Nação Missioneira. É de correr arrepio, um momento único, um símbolo mundial que como nós é exemplo a toda a terra, ou seja, pelos “Deuses do Olimpo” ou pelos nossos “Ancestrais” ela está aqui por nossos valores e constância.
A Tocha Olímpica veem percorrendo todo o Brasil, e aqui, no garrão da pátria, no solo sagrado, vamos incendiar de calor humano e virtudes, pois é isso que tanto bradamos, são nossas virtudes que nunca nos fizeram escravos, “Somos exemplo a toda a terra”.
O Espírito Missioneiro é o que mais se assemelha ao Espirito Olímpico verdadeiras almas gêmeas e é o que temos a dar a esta oportunidade. Entre 5 561 cidades Santo Ângelo foi uma das 329 escolhidas e este fato é maior que qualquer discussão momentânea. 
NÃO É ATOA CHOMISCO que a TOCHA OLÍMPICA veio as MISSÕES! Só existe um povo onde o símbolo das olímpiadas pode buscar energia e colo (um colo de quatro braços). 
Por isto pedimos a todos que colaborem, informe-se e observem o roteiro e horários, se agende e organize seremos neste dia 4 de Julho das 12:00h as 15:30h hospedes e anfitriões do que a de mais nobre e admirável no mundo a Chama Olímpica.
O espaço de sobra durante o trajeto, sabemos quando, como e por onde a tocha vai passar, a comunidade é convidada a participar da celebração, mais do que memorável será um dia histórico.
O ROTEIRO do revezamento inicia as 12.10 em frente à Vonpar e termina as 13:30h no Centro Histórico à estrutura faz toda a volta na praça e entra pelo Pórtico do Anjo da Guarda em direção a Catedral Angelopolitana, por uma questão de segurança e pela previsão de um grande público infantil pedimos a atenção dos adultos que aguardem e se posicionem durante o trajeto para evitar tumultos, o evento é itinerante, deve ser aguardado com maior conforte e segurança.
No transito o revezamento por Santo Ângelo será no horário de maior movimento de carros entre as 12:30h e 13:30 em ruas e avenidas no centro da cidade as vias percorridas serão fechadas para o transito e estacionamento, pela manhã, conforme informação da Brigada Militar, solicitamos atenção em não estacionar no trajeto pela manhã até o final da passagem, a compreensão e cumplicidade de todos é que faz um Missioneiro ser reconhecido em Missão. 
O contorno do Centro Histório estará isolado a partir das 09h e a URI e 14ª CRE estará coordenando uma série de atividades pedagógicas interligadas às atividades que envolvem os esportes e o Espirito Olímpico. Após a chegada da Tocha Olímpica será realizada uma programação especial, com atividades culturais, CTGs, Estudantes, Dançarinos, Ginastas e Coral Guarani da Aldeia Guarani Tekoá Pyãu que se estenderá até aproximadamente 15 horas. 
Após a chegada da Tocha Olímpica na Praça Pinheiro Machado, será realizada uma programação especial, com atividades culturais, CTGs, Estudantes, Dançarinos, Ginastas e Coral Guarani que se estenderá até aproximadamente 15 horas. 
O Cel PM. Jornada e Cap PM Copetti alertam que:
= Será montada uma estrutura de coordenação e inteligência no Centro Histórico, com representantes de todas as entidades, instituições e empresas que coordenam o evento.
= A importância do acontecimento é histórica, tanto que estruturas regionais estão se mobilizando participando e de uma forma única todos se somam pelo bem do nome das cidades envolvidas, São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Ijuí.
= Cabe a Coordenação só administrar o evento na cidade, a estrutura da Tocha Olímpica é própria, veem com policiais e militares treinados, equipamentos e veículos próprios. O efetivo da Policia Civil, Brigada Militar e instituições envolvidas terão a responsabilidade de prevenir a segurança da comunidade e zelar pela repercussão histórica e positiva do nome de Santo Ângelo.
= A Empresa de Transporte Coletivo Viação Tiarajú já se preparou e flexionou, segunda feira a partir das 6h da manhã vai desviar todas as linhas de ônibus que passam pelo Trajeto da Tocha Olímpica retornando a normalidade a partir das 13.30 ficando só o entorno do Centro Histórico desviado até o final do evento.
=Importante todos os missioneiros ficarem atentos e buscar informações de como participar e ajudar este evento único na Capital das Missões.

INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal da Cultura de Santo Ângelo 3313-6321
Empresa de Transporte Coletivo Viação Tiaraju: 3312-1705.
Departamento Municipal de Trânsito 3313-1360.
Quartel Brigada Militar 3313-9300. ​

Acompanhamento e informações interligadas. 
Site: Tocha Olímpica 2016
Notícia: Roteiro da Tocha Olímpica em todo o Riogrande
Notícia: Comunicado da Coordenação da Tocha Olímpica em Santo Ângelo
Notícia: Roteiro da Tocha Olímpica em Santo Ângelo
Notícia: Não é atoa Chomisco que a Tocha Olímpica vem as Missões;
Notícia: Revezamento da Tocha Olímpica em Santo Ângelo
Notícia: Tocha Olímpica vai passar por municípios da AMM dia 4 de julho
Notícia: Tocha Olímpica por Santo Ângelo
Imagem: Tocha Olímpica em São Miguel das Missões
Imagem: Tocha Olímpica em Santo Ângelo
Imagem: Artes e Desenhos Tocha Olímpica 2016
Imagem: Tocha Olimpica 2016 Segurança
Imagem: Tocha Olimpica 2016 Bandas São Miguel, Mato Queimado e Vitória das Missões
O dia que a Tocha Olímpica te deixou uma lição. 
Todo o material produzido tem o crédito Institucional ao IPHAN/ RS.  

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...