Santo Ângelo inaugura primeiro Banco Vermelho como símbolo de enfrentamento à violência contra a mulher
A Administração Municipal inaugurou, nesta quinta-feira (11), o primeiro Banco Vermelho de Santo Ângelo, em ato promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do CRAM Jane da Luz. A cerimônia marcou o encerramento da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
O Banco Vermelho é um símbolo internacional de alerta sobre a violência contra a mulher e o feminicídio, oficializado no Brasil pela Lei nº 14.942/2024 e em Santo Ângelo pela Lei Municipal nº 4.876/2025, de autoria da vereadora Simone Lunkes. O objetivo é sensibilizar a comunidade, estimular a denúncia e fortalecer a proteção às mulheres.
Durante o ato, o vice-prefeito Carlos Gonçalves destacou o compromisso da gestão com a causa. “O Banco Vermelho é um lembrete permanente de que Santo Ângelo não tolera a violência contra a mulher. Seguimos trabalhando para ampliar a rede de proteção e defender a vida das mulheres santo-angelenses”, afirmou.
Além do banco inaugurado, outros nove Bancos Vermelhos serão instalados em diferentes pontos da cidade, reforçando a campanha e ampliando a visibilidade do enfrentamento à violência de gênero.

.jpg)


.jpg)

.jpg)







.jpg)


.jpg)












.jpg)
.jpg)





.jpg)

.jpg)


