Cronologia das Missões Primeiro Ciclo 1626 - 1651

Primeiro Ciclo das Missões

1626.

O padre Roque Gonzales, de Santa Cruz.

Atravessa o Rio Uruguai para iniciar os primeiros aldeiamentos em solo do Rio Grande do Sul.

É fundada São Nicolau,Primeira redução do primeiro ciclo missioneiro no lado esquerdo do Rio Uruguai.

Fundação de São Francisco Xavier.

1627.

Fundação de Candelária do Ibicuí.

1628.

Fundação de Assunção do Ijuí, Candelária do Piratini e de Caaró.

Mártirio dos padres, Roque González de Santa Cruz e Afonso Rodrigues, em Caaró, e de João de Castilho, em Pirapó.

Início da penetração dos Bandeirantes Paulistas, chefiados entre outros, por Fernão dias Paes e Raposo Tavares.

Com o objetivo de escravizar os índios.

1631.

Fundação de Apóstolos e São Carlos.

1632.

Fundação de São Tomé., São José, Sant´Ana, Natividade, São Cosme e Damião, Jesus-Maria e São Miguel, ao longo dos rios Ibicuí, Vacacaí e Taquari.

1634.

Fundação dos três últimos povos do primeiro ciclo missioneiro no Rio Grande doSul; São Cristóvão, São Joaquim e Santa Teresa.

1635.

Martírio do padre Cristóvão de Mendonça, nas imediações da redução de São Joaquim.

Cristóvão de Mendonça foi o fundador de São Miguel de 1632.

1637.

Fim dos 18 povos das missões do primeiro ciclo missioneiro.

Que tiveram que migrar para o outro lado do Rio, acossados que eram pelos Bandeirantes. preadores de índios. Presume-se que desde o início das preações, os Bandeirantes aprisionaram elevaram de todo o território das missões Jesuítas.(Paraguai, Argentina e Brasil) 200.000 índios. Destes, 60.000 da região dos povos do Rio Grande do Sul.

1639.

Os indios reduzidos conseguem, através de negociação direta do padre Jesuíta Antonio Ruiz de Montoya com o rei da Espanha, autorização para os índios usarem armas para a própria defesa e defesa dos territórios espanhóis.

1640.

O irmão jesuíta domingos de Torres prepara exércitos para a guerra.

1641.

Batalha de m'bororé., no leito do Rio Uruguai, o onde o exército Guarani derrota os Bandeirantes.

Aparece o nome de NicolauNenguiru.

1651.

Há notícias de que os Bandeirantes Paulistas armam poderoso exército para destruir definitivamente as reduções de todas as partes.

Já nas primeiras escaramuças os Guaranis arrasam com os Paulistas, que nunca mais desceram ao sul para perturbar as missões.

Segundo Ciclo das Missões

Fonte: Mário Simon

Os Sete Povos das Missões (1987)

Empreendimentos

Gravataí a mais longínqua Redução

A partir de 1626, no início do processo de colonização europeia em terras da América do Sul, as Missões Jesuíticas Guarani se estendem por quase todo o que hoje conhecemos como território do Rio Grande do Sul, ficando fora só a região que compreende Pelotas e Rio Grande (a Região Sul) o PRIMEIRO PERÍODO das Reduções Jesuíticas Guarani não se estruturaram devido  a luta contra os bandeirantes e a r...