Movimento Literatura em Ação é Sucesso Na Fenamilho
A academia Santo-angelense de Letras – ASLE, promoveu na noite de terça-feira, 2, o II Encontro de Escritores, durante o evento Literatura em Ação, realizado no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, durante a Fenamilho Internacional – 18º edição. O evento contou com a presença de autoridades e escritores do município e região.
Na abertura oficial, a jornalista Edna Lautert, presidente da ASLE, destacou que é preciso bem mais que um espelho para refletir o que é a cultura, é preciso enxergar-se no outro, e abrir espaço para que o outro também tenha seu lugar, agradecendo aos parceiros da entidade e a todos aqueles que reconhecem a ASLE como legítima representante da literatura local. "Somos hoje a única entidade da região com uma cadeira no Colégio de Presidentes da Academia Rio-Grandense de Letras, e estamos entre as principais academias de letras do interior do Estado, apta a recepcionar o segundo maior encontro de academias e associações de literatura do interior do Rio Grande do Sul, em 2018. Acabamos de firmar convênio com o Instituto Superior Lenguas Vivas, de Posadas, e passamos nossas obras para a tradução ao espanhol, abrindo espaços para acadêmicos e outros escritores também terem acesso às oportunidades de relações acadêmicas e internacionais com o Mercosul", destacou, acrescentando que a ASLE conquistou a credibilidade por ser entidade plural, sem vínculo político-partidário. "Com representatividade sim em diferentes instituições, autarquias, empresas e órgãos deste município – mas nunca sozinhos, pois sabemos reconhecer o esforço de cada um dos escritores para lançar seu trabalho, e a necessidade do somar esforços para a construção do desenvolvimento da literatura a partir do respeito ao espaço, tempo, identidade, memória e liberdade para o contexto de consolidação da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, da literatura e da cultura e seus agentes.
O presidente da Fenamilho, Bruno Hesse, ao fazer uso da palavra, destacou o número de visitantes que estiveram no Parque durante o Feriado, enfatizando que a Feira cresce a cada edição, potencializando todos os espaços, e manifestações culturais, sempre com o proposito de incluir todas as entidades e a comunidade em sua programação.
Já o prefeito Jacques Barbosa, ao fazer uso da palavra, enfatizou o trabalho em conjunto com o Município para a elaboração do projeto da sede da ASLE, e todo apoio que a Prefeitura tem dado para que esse projeto possa sair do papel. Ele destacou a emenda parlamentar conquistada através do Gabinete do Deputado Darcísio Perondi, que vai permitir que a obra venha ser concretizada.
O evento contou também com as presenças da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro; secretário de Turismo, Osvaldir Ribeiro de Souza; a coordenadora regional de Educação, Tânia Santiago; as soberanas da Fenamilho, a rainha Nathalia Ferreira de Mello e as princesas, Bianca das Chagas Caye e Lauren Voese Krüger acompanhadas da comissão social; o vereador Felippe Terra Grass, o diretor da secretaria de Cultura Cesar Ifarraguirre, o diretor do Departamento de Tradição e Folclore, Luciano Freitas; o diretor geral da URI, Gilberto Pacheco, a diretora administrativa, Berenice Wbatuba e o diretor acadêmico, Marcelo Paulo Stracke; Fabieli Meotti, representando o IESA, .
AUTORES E OBRAS:
â–ºClasudino de Lucca – Desejos Secretos – A Mendiga da Catedral
O Cachorro que não Gostava de Música
â–º Missões: reflexões e questionamentos – Julio Quevedo – co-autores: Amilcar Guidolim – Amilcar Guidolim Vitor, Roselene Pommer, Maria Cristina Bohn Martins, Ceres Karam Brum, Eduardo Neumann, Vitor Biasoli, Jóse Otávio Catafesto de Souza e Cosete Nascimento
â–º Afluências – 15º Acampamento da Poesia – poetas da ASLE e convidados
â–º Bedati Finokiet e Maria Aparecida Paranhos – Carijada – Tempo e Espaços de Identidade, com participação especial do cacique Anildo Romeu.
â–ºDr. Osmar Veronese, Ederson Nadir pires dornelles e fabiano prado de brum: Indígenas no Brasil - (In)Visibilidade Social e Jurídica
E mais:
Carmen Sminiotto, Eliani Retzlaff, Rosângela Prestes, Ana Maria, Jussara Carvalho Graffunder, Waldemar Menchik Junior, entre outros.
Fenamilho Internacional – 18º edição.
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO
Programação Pecuária 18ª Fenamilho
Site: Monumento à Fenamilho
Site: Espaço do Colono
Notícia: Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Anos
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo
​Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)