Movimento Literatura em Ação é Sucesso Na Fenamilho

Título

A academia Santo-angelense de Letras – ASLE, promoveu na noite de terça-feira, 2, o II Encontro de Escritores, durante o evento Literatura em Ação, realizado no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, durante a Fenamilho Internacional – 18º edição. O evento contou com a presença de autoridades e escritores do município e região.
Na abertura oficial, a jornalista Edna Lautert, presidente da ASLE, destacou que é preciso bem mais que um espelho para refletir o que é a cultura, é preciso enxergar-se no outro, e abrir espaço para que o outro também tenha seu lugar, agradecendo aos parceiros da entidade e a todos aqueles que reconhecem a ASLE como legítima representante da literatura local. "Somos hoje a única entidade da região com uma cadeira no Colégio de Presidentes da Academia Rio-Grandense de Letras, e estamos entre as principais academias de letras do interior do Estado, apta a recepcionar o segundo maior encontro de academias e associações de literatura do interior do Rio Grande do Sul, em 2018. Acabamos de firmar convênio com o Instituto Superior Lenguas Vivas, de Posadas, e passamos nossas obras para a tradução ao espanhol, abrindo espaços para acadêmicos e outros escritores também terem acesso às oportunidades de relações acadêmicas e internacionais com o Mercosul", destacou, acrescentando que a ASLE conquistou a credibilidade por ser entidade plural, sem vínculo político-partidário. "Com representatividade sim em diferentes instituições, autarquias, empresas e órgãos deste município – mas nunca sozinhos, pois sabemos reconhecer o esforço de cada um dos escritores para lançar seu trabalho, e a necessidade do somar esforços  para a construção do desenvolvimento da literatura a partir do respeito ao espaço, tempo, identidade, memória e liberdade para o contexto de consolidação da democracia, da cidadania e dos direitos humanos,  da literatura e da cultura e seus agentes.
O presidente da Fenamilho, Bruno Hesse, ao fazer uso da palavra, destacou o número de visitantes que estiveram no Parque durante o Feriado, enfatizando que a Feira cresce a cada edição, potencializando todos os espaços, e manifestações culturais, sempre com o proposito de incluir todas as entidades e a comunidade em sua programação.
Já o prefeito Jacques Barbosa, ao fazer uso da palavra, enfatizou o trabalho em conjunto com o Município para a elaboração do projeto da sede da ASLE, e todo apoio que a Prefeitura tem dado para que esse projeto possa sair do papel. Ele destacou a emenda parlamentar conquistada através do Gabinete do Deputado Darcísio Perondi, que vai permitir que a obra venha ser concretizada.
O evento contou também com as presenças da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro; secretário de Turismo, Osvaldir Ribeiro de Souza; a coordenadora regional de Educação, Tânia Santiago; as soberanas da Fenamilho, a rainha Nathalia Ferreira de Mello e as princesas, Bianca das Chagas Caye e Lauren Voese Krüger acompanhadas da comissão social; o vereador Felippe Terra Grass, o diretor da secretaria de Cultura Cesar Ifarraguirre, o diretor do Departamento de Tradição e Folclore, Luciano Freitas; o diretor geral da URI,  Gilberto Pacheco, a diretora administrativa, Berenice Wbatuba e o diretor acadêmico, Marcelo Paulo Stracke; Fabieli Meotti, representando o IESA, .
 AUTORES E OBRAS:
â–ºClasudino de Lucca – Desejos Secretos – A Mendiga da Catedral
O Cachorro que não Gostava de Música
â–º Missões: reflexões e questionamentos – Julio Quevedo – co-autores:  Amilcar Guidolim – Amilcar Guidolim Vitor, Roselene Pommer, Maria Cristina Bohn Martins, Ceres Karam Brum, Eduardo Neumann, Vitor Biasoli, Jóse Otávio Catafesto de Souza e Cosete Nascimento
â–º Afluências – 15º Acampamento da Poesia – poetas da ASLE e convidados
â–º Bedati Finokiet e Maria Aparecida Paranhos – Carijada – Tempo e Espaços de Identidade, com participação especial do cacique Anildo Romeu.
â–ºDr. Osmar Veronese, Ederson Nadir pires dornelles e fabiano prado de brum: Indígenas no Brasil - (In)Visibilidade Social e Jurídica
     E mais:
Carmen Sminiotto, Eliani Retzlaff, Rosângela Prestes, Ana Maria, Jussara Carvalho Graffunder, Waldemar Menchik Junior, entre outros. 

Fenamilho Internacional – 18º edição.
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO 

Programação Pecuária 18ª Fenamilho 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Notícia: 
Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Anos
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho 
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo 
​
Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita 
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho 
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho 
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho  
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho 
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal 
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro 
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho 

Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título
Título

Mais notícias