Notícias

04/04/2018 14:53


São Borja, Terra dos Presidentes

Povo que não sabe de onde vem, não vai a lugar nenhum. São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes, Primeira dos Sete Povos. Única cidade do Brasil onde nasceram três homens que ocuparam o cargo de Presidente do Brasil.
Cidade fundada em 1682 pelos Padres Jesuítas, a primeira dos Sete Povos das Missões, São Borja tem a civilização mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação, situada na fronteira oeste do estado cruzando o rio Uruguai entramos na Argentina.
Que Mistérios Guarda a Região Missioneira, que gerou homens com personalidades fortes, amados e odiados, que seus atos ultrapassaram gerações, com reflexos na mudança de comportamento de uma nação inteira. Seus nomes foram bastiões de exemplo em todo o país. 
O cargo maior, disputado em todo o país, de Presidente da República foi ocupado por três Missioneiros, Getúlio Vargas, João Goulart e Ibsen Pinheiro, a Lei Estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil, eleitos para o cargo: Getúlio Vargas e João Goulart e de Ibsen Pinheiro que ocupou interinamente a Presidência da República em 1992, devido ao impeachment de Collor.
Isso é um dado histórico e muito importante para a Região das Missões, temos um grande numero de missioneiros que foram destaque e são exemplos de vida. Esses exemplos têm de se cultuar e exaltar, a que guardar para aprender com suas histórias de vida, seus erros e acertos.
São Borja gerou em suas terras políticos e profissionais das mais diversas atividades nativos e adotados como Leonel Brizola que fez verdadeiras revoluções atráves da sua palavra e exemplo ou Aparício Silva Rillo que adotou esta cidade e deste Porto influencio toda uma cultura através dos Troncos Missioneiros e os Angueras.  
Caso fossemos focar em São Borja nos lembraríamos das vivencias do Barão de São Lucas, Herói da Guerra contra o Paraguai, ainda grandes políticos, como o Coronel Apparício Mariense da Silva, Leonel Brizola, Tarso Genro e outros. Poderíamos citar exemplos culturais como Telmo de Lima Freitas ou Mano Lima e tantos outros, heróis que através de Trabalho, vocação ou exemplo fizeram a grande diferença, do Peão ao Executivo...
A Região das Missões é abençoada por sua história, miscigenação e exemplos, tivemos e teremos sempre espaço singular na história do Riogrande do qual somos o berço e não há Brasil sem Riogrande! Esses nossos grandes heróis, que encardidos desta terra vermelha fizeram a diferença quando tinham as rédeas na mão em suas decisões, arcando com o peso dos acertos e erros. O povo que conta suas histórias e lendas, trabalha sua autoestima e educação, não é bairrismo é historia.
Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever seus personagens missioneiros, e temos tantos, pessoas que lutaram pela emancipação dos municípios, família que colonizaram, homens e mulheres que geraram costumes e fundaram piquetes, associações, empresas e tantas instituições que influenciaram e alteraram suas comunidades.  Exemplos, heróis vivos com nome, sobrenome, apelidos ou CNPJ. Lendas, costumes, vão assim, de depoimento em depoimento, montando a história do local, de seu povo e a visão que ele faz sobre si e para si. 
Site: Roteiro por São Borja 
Cais do Porto,  
Catedral de São Borja,  
Centro Nativista Boitata,  
Centro de Tradições Gauchas Tropilha Crioula,  
Cemitério Paraguaio São borja,  
Brasil Hotel,  
Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes,  
Cemitério Jardim da Paz,  
Capela São Vicente de Paula,  
Estação Ferroviária,  
Fonte São João Batista,  
Fonte de São Pedro,  
Gregório Fortunato o Anjo Negro de Getúlio Vargas,  
Igreja Imaculada Conceição,  
Mausoléu Getúlio Vargas,  
Monumento do Tricentenário,  
Maria do Carmo Santa Missioneira,  
Monumento de Resistência de São Borja e Praça Getúlio Vargas,  
Museu Apparício Silva Rillo,  

Museu João Goulart,  
Museu Getúlio Vargas,  
Museu Brigadeiro Menna Barreto,  
Museu Ergológico de Estância.
Os Angueras
,  
Ponte da Integraçã Brasil Argentina,  
Prefeitura Municipal de São Borja,  
Parque Serafim Vargas São Borja
Pórtico de São Borja.

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...