Notícias

09/02/2019 11:01


Comenda Sepé Tiaraju celebra cidadãos que atuam em prol de São Luiz Gonzaga 2019

Entrega da honraria ocorreu na quinta-feira (7), marcando os 263 anos da morte do herói são-luizense e nacional   

A quinta-feira (7) foi de homenagens ao herói da pátria Sepé Tiaraju e aos cidadãos que divulgam e trabalham em prol de São Luiz Gonzaga. No Auditório Arciso Ferdinando Dugatto, diante de autoridades, familiares e da comunidade, ocorreu a entrega da “Comenda Sepé Tiaraju”.
A honraria foi instituída em 2004, sendo retomada pela atual Administração em 2018. A medalha é entregue no dia 7 de fevereiro, data da morte do herói são-luizense Sepé Tiaraju, a qual completou 263 anos em 2019. Nesta edição, a honraria foi concedida ao músico e compositor Antônio César Pereira Jacques (Baitaca); a artesã e decoradora Alvenir Wolski; ao vereador de Porto Alegre (por seis mandatos), João Carlos Nedel; ao empresário e jornalista José Grisolia Filho; ao médico Luiz Carlos Martins do Amaral e ao ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.
HOMENAGEM
Após a apresentação do pajador João Maciel e do violonista Fábio Borba, a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, recepcionou os convidados. “É com muita alegria que agradecemos a presença de todos nesta solenidade, a qual é realizada para lembrar a trajetória do herói da pátria Sepé Tiaraju e também homenagear aqueles que atuam para o desenvolvimento do nosso município e da nossa comunidade”, afirmou.
Com a leitura dos currículos, foi destacada parte da trajetória dos seis homenageados, os quais – cada um em sua área de atuação – estão envolvidos em ações em prol do município. Na ocasião, os agraciados com a comenda agradeceram a homenagem que leva o nome de um dos maiores símbolos da história das Missões e do Rio Grande do Sul. Nos discursos, os homenageados ressaltaram a trajetória dos de mais agraciados com a comenda, a união e a força da comunidade são-luizense, além do amor por São Luiz Gonzaga.
O prefeito Sidney Brondani, também destacou a atuação de cada um dos homenageados, os quais por diversas vezes trabalharam de forma abnegada para beneficiar a população. “As nossas decisões são baseadas no interesse público e na consciência da necessidade de trabalharmos juntos. Este ato por si só representa o que significa a ‘Comenda Sepé Tiaraju’, é o reconhecimento da comunidade de São Luiz Gonzaga aos senhores e a senhora. Que o trabalho de vocês em prol do município nos sirva de exemplo para seguirmos na busca de uma São Luiz Gonzaga melhor para todos!”.
APOIADORES
        A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a presença de todos na entrega da “Comenda Sepé Tiaraju”. Agradecimentos também ao Conselho Municipal de Turismo (que indicou os homenageados); a Kipão Padaria (a qual proporcionou um coquetel aos presentes no evento); Rádio São Luiz (que cedeu o espaço para a realização da solenidade); ao escultor Vinícius Ribeiro (o qual confeccionou e patrocinou as medalhas entregues aos homenageados); Leandro Grings; os músicos João Maciel e Fábio Borba; o jornalista Kelvin Morais; a Rainha da Festa do Arroz Carreteiro 2018, Jéssica Roza Moura; a soberana do município, Ana Bárbara Fernandes; a Embaixatriz do Turismo RS Teen, Maísa do Prado Prestes; imprensa local e Portal das Missões. A secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, também agradece a equipe da pasta pelo apoio na organização do evento.
Larissa Dorneles  Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga 
Vídeo: Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 
Mais imagens Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 
Notícia: Comenda Sepé Tiarajú uma Honra Missioneira 

Em 7 de fevereiro de 2019, completam 263 anos da morte do herói missioneiro Sepé Tiaraju, morto em batalha durante a Guerra Guaranítica. Na data, para manter viva a memória do herói missioneiro e homenagear cidadãos que realizam um trabalho em prol do município, será realizada a entrega da “Comenda Sepé Tiaraju”.
Vídeo: Comenda Sepé Tiarajú 2019
Notícia: Comenda Sepé Tiaraju celebra cidadãos que atuam em prol de São Luiz Gonzaga 2019 
Notícia: Comenda Sepé Tiarajú uma Honra Missioneira 2019
Notícia: ​Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Notícia: ​7 de Fevereiro de 1756 morre Sepé Tiaraju
Notícia: ​Sepé Tiaraju: Lider Guarani o Espirito Gaúcho de Liberdade
Notícia: ​Conheça Livro Lenda do Sepé Tiaraju Câmara Federal
Notícia: Prefeitura de São Luiz Gonzaga passa a ter nome Paço Sepé Tiarajú 
Vídeo: Batalha de 7 e 10 de Fev Morte de Sepé 
São Gabriel: Monumento aos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511
São Luiz Gonzaga: Monumento Sepé Tiaraju
Santo ÂngeloMonumento ao Sepé Tiaraju 
Notícia: Comenda Sepé Tiarajú uma Honra Missioneira
Notícia: ​Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 2018 
Vídeo Santo Ângelo: Projeção Mapeada - Morte e vida de Sepé

Santo Ângelo: Texto Roteiro = Morte E Vida De Sepé Tiaraju
Entre-Ijuis Estádio Esporte Clube Sepé Tiaraju 
Santo Ângelo: Aeroporto Regional Sepé Tiarajú 

Notícia: Sepé Tiarajú O Romance dos 7 Povos livro de Alcy Cheuiche 
Notícia: Sepé Tiaraju, a Saga De Um Herói por Clayton Cardoso 
Vídeo: Vida de Sepé Tiarajú 

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

São Pedro Butiá

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...