Notícias

17/06/2016 17:21


Toda a Nação Riograndense Está de Parabéns

A Trilha dos Santos Mártires das Missões como manifestação de relevante interesse cultural para os gaúchos foi aprovada por lei. 
Isso por si só já seria motivo de orgulho, mas é mais que um simples projeto cultural, é a luta prazeroza de homens que em si e através do exemplo de alma missioneira trazem o verdadeiro espírito de simplicidade, credibilidade, continuidade e companheirismo, que tem nos valores da família, amigos e origem as características de todo um povo com costumes e hábitos que formam uma nação dentro de um país. “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. 
E a Missão ainda gera troncos “Que são exemplo a toda a terra”.
Homens e mulheres que através de atos que se somam, concretos e estudados fazem brotar deste torrão vermelho, nascente do Riogrande o suor e valores de nossos ancestrais. É fácil de entender o sucesso que se projeta na Trilha e Cavalgada dos Santos Mártires das Missões, não a donos todos estão irmanados e escoltados pela educação, companheirismo e valores da família. 
Coordenador Edison Lisboa Trilha dos Santos Mártires
_ O Professor Sergio Venturini praticamente é o culpado de tudo isso que estamos presenciando, pois foi ele que trouxe a ideia que foi amadurecida por um grupo em 2001 iniciamos a primeira caminhada na Trilha dos Santos Mártires das Missões, sendo que em 2010 iniciou-se a Cavalgada. Obrigado Sergio Venturini que continua lá na Capital do Estado trabalhando para que este projeto siga em diante e seja aperfeiçoado.
Eduardo Loureiro _ Reconhecer a Trilha dos Santos Mártires das Missões como manifestação de relevante interesse cultural para os gaúchos. Esse foi o teor do meu projeto aprovado na Assembleia Legislativa. A primeira edição foi em 2001, sempre na semana que antecede a Romaria de Caaró, local em que foram mortos os padres jesuítas Roque González de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e em seguida João de Castilhos.
A trilha tem percurso de 170 km, iniciando no Sítio Arqueológico de São Nicolau, passando em Pirapó e Cerro do Inhacurutum (ponto mais alto das Missões), São Pedro do Butiá e Rolador, chegando até o Santuário do Caaró, município de Caibaté, local do martírio do padre Roque Gonzales. Trata-se de importante evento de valorização da história das sete reduções jesuíticas e do protagonismo dos índios guaranis.
Assista ao vídeo da 7ª Cavalgada dos Santos Mártires das Missões e veja o ambiente que se comunga nesses eventos e seus reflexos ambientais e históricos. 
Imagem: Trilha dos Santos Mártires - Região das Missões
Imagem: Imagens 7ª Cavalgada Santos Mártires - Missa Criola
Trilha dos Santos Mártires participa de eventos na região
Notícia: Ações Da Trilha Dos Santos Mártires Das Missões 
Notícia: O sangue dos Mártires é homenageado neste domingo! 
Notícia: 6ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires percorre a região 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...