Notícias

21/02/2019 11:06


0050 Informes do Mato Queimado 21/02/2019

3ª CAVALGADA CAMINHOS DAS TROPAS ACONTECEU EM MATO QUEIMADO E CAIBATÉ 
A 3ª edição da Cavalgada contou com a participação de 70 cavalarianos e mais de 100 pessoas envolvidas, onde além da participação dos cavalarianos dos Municípios de Caibaté e Mato Queimado através do Piquete Tauras do Rio Grande e demais cavalarianos, contou com a participação de cavalarianos dos municípios de Cerro Largo, São Pedro do Butiá, Guarani das Missões, Santo Cristo, Santa Rosa, Salvador das Missões e Itaqui.
A Cavalgada iniciou no dia 15 de fevereiro (sexta-feira) com saída da Casa de Pedra da família Kliemann, localizada no interior do Município de Mato Queimado. No início da manhã, após o café da manhã, os prefeitos Amauri Pires da Silva de Caibaté e Orlando Thomas de Mato Queimado juntamente com a presença de secretários, diretores de escolas e membros da equipe de trabalho, estiveram fazendo pronunciamentos relatando a importância do evento para os municípios e região, pois trata-se da história de ambos municípios, afinal, a cavalgada percorre os caminhos usados pelos antigos tropeiros, passando pela comunidade da Rondinha onde localizava-se a Casa Branca (local onde deu origem aos municípios) e demais localidades de importante potencial histórico.
Ao meio dia, os cavalarianos fizeram a parada para o almoço na comunidade da Linha São José em Mato Queimado e a tarde partiram em direção a Caibaté, onde pernoitaram na fazenda de Ede Silva no município de Caibaté.
No sábado o almoço aconteceu no Piquete do Rincão da Conceição e a noite pernoitaram na propriedade do Brizola, onde houve música e apresentação de músicos locais e regionais que participaram do Programa ao vivo pela Rádio Caibaté.
O evento teve seu encerramento no domingo, dia 17 de fevereiro, quando os cavalarianos atravessaram os Campos do Caaró, chegando até o Santuário do Caaró para o almoço. Durante o dia também foi realizado o sorteio de 05 prêmios entre os cavalarianos que realizaram a inscrição.
A Cavalgada contou com vários colaboradores, que ajudaram com doações de carnes, leitões, valores em dinheiro, ajuda na organização dentre outros. As Prefeituras dos dois municípios também dispuseram de recursos para a realização da Cavalgada. Fica o agradecimento a todos que de alguma forma colaboraram para a realização da 3ª cavalgada Caminho das Tropas.  (Fotos 1 á 5)
 
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MÚSICA
O Objetivo dos cursos de Música é incentivar principalmente as crianças e jovens do município a ingressarem no mundo da música, disponibilizando aos alunos maneiras culturais e de socialização, fazendo com que o aluno desperte o Dom que tem dentro de si e que também passe a ocupar o seu tempo vago no turno inverso ao das aulas, tendo como a aula de música uma boa forma de ocupar o seu tempo e ainda ter um a ótima forma de sentir na música a expressão de seus sentimentos.
- Cursos Disponíveis: Violão, Contra Baixo (elétrico), Teclado, Acordeom, Trompete, Trombone de vara e Saxofone (Alto Sax).
Para participar de algum curso basta inscrever-se pessoalmente junto a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer ou então entrar em contato pelo telefone (55) 3613 8188 ou pelo e-mail: esportematoqueimado@hotmail.com. As inscrições são gratuitas, basta você deixar seu nome completo e um contato telefônico. É importante lembrar que as vagas são limitadas e por ordem de inscrição, por isso, não deixe para a última hora. 
A previsão é de que as aulas terão início no mês de Março.
 
GRUPO DE SAÚDE EMOCIONAL
Neste mês de fevereiro iniciam os encontros grupais do Projeto: cuidando da Saúde Emocional. Na última quinta-feira o encontro aconteceu no Rincão Seco, o próximo encontro será dia 28 na Ressaca da Rondinha.
Inicialmente, a secretária Josiane apresenta o projeto deste ano focando nos objetivos principais. A educadora física do NAAB faz uma dinâmica inicial através de alongamento e dança. Durante a tarde acontecem três oficinas de forma concomitante para as quais cada participante poderá aderir livremente: A oficineira coordena o artesanato com pintura em tecido, a educadora física oferta atividades físicas através do MuVi e ainda o agente comunitário de Saúde organiza jogos de integração.
A técnica de enfermagem do NAAB recepciona a todos com verificação de sinais e roda de conversa. O médico do NASF realiza atendimento de forma individual a quem necessitar. A psicóloga do NAAB realiza uma anamnese inicial e encaminha para terapia quando for o caso. 
Conforme anunciado, percebe-se que na programação estão novos profissionais, os quais foram incorporados a equipe por solicitação das comunidades. Atenção comunidade da Ressaca da Rondinha, todos convidados para este encontro. (Fotos 6 e 7)
 
INÍCIO DO ANO LETIVO DOCENTE
Na manhã do dia 18 de fevereiro realizou-se a abertura do ano letivo 2019 na Câmara Municipal de Vereadores de Mato Queimado. O evento foi realizado em uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação de Mato Queimado e Caibaté. Para dar início à programação, manifestou-se a Secretária Raquel, que desejou boas-vindas e leu uma mensagem de acolhida. Na sequência manifestou-se a Secretária Ângela Hartmann, que também deixou sua mensagem de acolhida. Após, os prefeitos Orlando Thomas de Mato Queimado e Amauri Pires da Silva de Caibaté fizeram seus pronunciamentos, dando ênfase ao apoio dado a Educação de seus municípios, oportunidade em que parabenizaram as duas secretarias pela ação conjunta. Após o momento inicial, os presentes puderam apreciar a peça teatral “Retrato: Revelando Histórias”, na qual é contada a história de uma professora que, mesmo tendo se aposentado, não consegue se separar de seus alunos. Logo após o intervalo, Pe. Nelson Loro realizou uma reflexão sobre Valores e Ética, frisando questões que envolvem o dia-a-dia de nossa escolas e vidas e a importância do exemplo na formação do caráter de cada cidadão.
(Fotos 8, 9,10 e 11)
TRANSPORTE ESCOLAR
Durante esta semana estiveram reunidos com a Secretária de Educação Raquel Cattelam e o Prefeito Orlando Thomas os motoristas do Transporte Escolar e o responsável da SMED, para tratarem de assuntos relacionados às rotas 2019. Não houveram mudanças significativas no roteiro, mas solicita-se que os pais e alunos estejam atentos nos primeiros dias para adequarem-se aos horários.
Sobre o Transporte dos alunos que frequentam a Escola Técnica Guaramano, lembramos que este sairá nas segundas-feiras, às 7h30min em frente à Prefeitura de nosso município. (Foto 12)
 
CURTAS:
RIFAS – Toda e qualquer rifa ou ação entre amigos ou qualquer outra forma de angariar fundos para dar suporte financeiro à pessoas ou entidades deverá ter a autorização do Município. Solicite mediante requerimento junto á Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo a autorização se você está pensando em alguma atividade desta natureza em 2019.
AVISO DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR - A JSM comunica aos jovens nascidos em 2001 que completam 18 anos em 2019 que o alistamento é obrigatório até junho. Alistamento on line no site: www.alistamento.eb.mil.br Tenha em mãos os documentos pessoais quando for fazer a inscrição.
BLOCOS DE PRODUTOR RURAL - Alertamos os produtores rurais que providenciem as notas para apresentação dos Blocos de produtor rural junto á Prefeitura a entre 15 de janeiro a 15 de Março. O Produtor que possuir mais de um talão em uso deverá apresentar todos na Revisão, caso contrário será considerado OMISSO.
PROJETOS – comunicamos aos agricultores que o Engenheiro Agrônomo Alex Birck está à disposição para criação de projetos e Assistência a lavoura gratuitamente. Maiores informações junto a Secretaria de Agricultura.
MUNICÍPIO CONTINUARÁ COM INVESTMENTOS DE OBRAS – Como vem acontecendo desde o início e continuará durante todo o mandato, a atual gestão continuará com obras de pavimentação com pedra irregular em pontos estratégicos como em saídas da sede e interior do município. O objetivo é beneficiar o maior número de munícipes possível. Os próximos projetos abrangerão 4 comunidades diferentes.
LIMPEZA DE ENCOSTAS, BARRANCOS E SARJETAS– O município incentiva aos produtores rurais a manter limpas as encostas, barrancas ou sarjetas nas estradas do interior junto a suas lavouras. Os produtores que executarem a limpeza, poderão inscrever-se na Secretaria de Agricultura e concorrer a prêmios que serão sorteados no final do ano. 
JANTAR BAILE: A Comunidade Católica São José do Pontão do Ijuí, convida a todos para o jantar baile a realizar-se dia 23 de março de 2019 junto a sociedade Esportiva Pontonense. Animação será do Grupo Renovação. Obs: Trazer Pratos e Talheres.  
OBS: Colocar convite da Programação do dia Internacional da Mulher (Fotos 13 e 14 )

0040 Informes do Mato Queimado 17/10/18 
0041 Informes do Mato Queimado 01/11/18 

0042 Informes do Mato Queimado 08/11/18 
0043 Informes do Mato Queimado 14/11/18 
0044 Informes do Mato Queimado 22/11/18 
0045 Informes do Mato Queimado 29/11/18 
0046 Informes do Mato Queimado 06/12/18 
0047 Informes do Mato Queimado 12/12/18 
0048 Informes do Mato Queimado 20/12/18 
0049 Informes do Mato Queimado 14/02/2019 
0050 Informes do Mato Queimado 21/02/2019

Site: Roteiro por Mato Queimado  
Notícia: Simplicidade, Maturidade Missioneira em Mato Queimado 
Notícia: Mobilização, Reflexão e Cultura da Região para o Coração das Missões 
Notícia: Projeto Ambiental Do Clube Viver E Partilhar 
Notícia: Eu cuido, tu cuidas, nós cuidamos Mato Queimado/RS

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...