Notícias

17/06/2016 14:35


Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/06/2016

Ser rico? Já almejei ser rico. E jovem ainda, vez ou outra apostei na loteria esportiva, na era dos 13 pontos, depois com 15 pontos. E fi-lo mais para imitar o pai que, lembro, sempre repetia as três primeiras na “coluna um”, a quatro do meio e a cinco coluna dois. E justificava: o time da coluna um joga em casa, então é favorito, e os primeiros jogos são de SP e RJ.
Bilhetes? Poucas vezes comprei os da Loteria Federal, alguns esqueci de conferir. Tenho medo de ser rico! Suponha a notícia: santo-angelense ganha sozinho na Mega-Sena! E todos se perguntando: quem será o felizardo? “Todos” inclui os malfeitores. Sofro só de pensar ser identificado, assaltarem a casa, sequestrar um familiar. Resguardar-se ainda mais. Não! Não quero ser rico! Muito problemático.
Alguém dirá: pensas assim por pouco lhe faltar, trabalho estabilizado, etc., e aí afirmo: tenho sonhos de consumo sim, mas são menores que a pretensão de ser rico. O médico santo-angelense Cesar Bellinaso certa vez falou, inteligentemente: toda mordomia requer seu custo de manutenção. Quem tem duas TV terá maior consumo de energia elétrica, manutenção, se com canal de assinatura mais outra...
Sou feliz! Incluindo a família, busco bem-estar. Como militar, poderia pleitear transferências e assim gerar pequeno numerário extra... 
Certa vez, num acesso de raiva, alguém ameaçou seu superior de morte, ao que o coronel perguntou às testemunhas: - Quando do surto ele rasgou dinheiro? Não? Então está lúcido! Prenda-o!
Afirmo não rasgar dinheiro. Sou “pechincha” nas compras, mas quero tranquilidade, estar perto dos pais, e assim melhor ampará-los, também com minha presença mais assídua.
Acomodado? Ainda não! Enquanto meus ossos permitirem, principalmente dos joelhos, estarei correndo atrás de cultura, aventuras e turismo, para depois retornar à tranquilidade do rancho, mui longe de ser rico.  

Psiquiatria: A Revista Isto É entrevistou o médico psiquiatra Roberto Shinyashiki:
- Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?
Shinyashiki: - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade: 
1ª: Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais. 
2ª: Você tem de estar feliz todos os dias. 
3ª: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. 
E a 4ª: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe! Não há um caminho único. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Ela não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema.
Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz: - "Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz".
Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida. Deus nos criou para vivermos a vida em toda a sua plenitude, para sermos felizes, sermos livres, não se deixe escravizar. Não seja escravo da ganância, do egoísmo, da amargura, do ressentimento... Tenha tempo para Deus, para sua família, para você mesmo!
Seja livre para amar, perdoar, sonhar, para viver! Não espere a hora da sua morte para lembrar-se de que é preciso aproveitar a vida e ser feliz!

Energia solar: Inovadoras, amigas do ambiente e esteticamente agradáveis. Fotovoltaicas, têm o mesmo aspecto que as tradicionais, com a diferença de integrarem mini painéis solares na parte lisa. E assim colocar os telhados a produzir energia.
Criada na Itália, o mercado está adentrando ao Brasil. Estas telhas contornam a estética, dando aliás um toque único ao seu telhado. Feitas de argila natural e sem aditivos. O custo é maior em caso de substituição, carecendo a reconstrução do telhado, mas para quem vai construir um imóvel, vale a pena conferir.

Humor: - Pergunta para você, Joãozinho:
- Pode citar um animal que não come carne?
- Essa é fácil, professora: o trabalhador brasileiro.

Tosse: Acometeu a muitos, inclusive ao sogro, mas a sogra ministrou dose dupla de Lacto Purga e resolveu a tosse, pelo menos para ela: raramente ele saía do banheiro, e saindo dele não podia tossir.
Otávio Reichert - INTEGRANDO 11/06/2016   
Otávio Reichert - INTEGRANDO 04/06/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/05/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/05/2016 

Otávio Reichert - INTEGRANDO 14/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...