Detalhes do Site

Roda de Carreta - Massa Frita



    Roda de Carreta lanche campeiro, da raiz das mães prendas desse Riogrande. 
    Na cozinha de qualquer estancia ou CTG, do quilombo as tribos por este rincão pampeano, a um espaço muito carinhoso para esse prato, esse lanche da culinária campeira do gaúcho. Barato e fácil de fazer, a iguaria secular agrada o paladar de crianças e adultos, uma mistura de “quero mais” com “que saudade” e “ a que se dane o regime”.
    Um lanche que revigora e alimenta, supre os tropeiros e as crianças em uma vida que tinha a lida do campo como base.
    Quando as mães gaúchas preparavam na cozinha o pão ou as massas, as crianças ansiosas e pulando como anão em comício e para distraí-las elas esticavam um pedaço de massa que tomava a forma de roda naturalmente, dai o nome Roda de Carreta, (massa frita, plasta ou orelha de macaco) fritavam em banha e serviam com café ou leite para as crianças. Pela facilidade do preparo, farinha, fermento, uma pitada de açúcar e um punhado de sal os tropeiros aderiram esse costume transformando em uma iguaria sem preço, de um paladar maravilhoso e rustico, Roda de Carreta e Café de Cambona.
    Segundo a tradição que a massa jamais pode ser aberta com rolo ou se perderá o seu sabor. Não importa que não fique bem redonda, mas de preferência tem que ficar com um buraco no meio. 
    O formato lembrar uma roda de uma carreta, mas principalmente porque a roda das carretas são fortes e grossas para aguentar o trabalho puxado do campo. Outro apelido muito comum pelas brincadeiras infantis e a deformidade da massa ser chamada de "orelha de macaco". E essa guloseima faz um índio pelear dia e noite.
    Uns colocam açúcar por cima, manteiga, goiabada, melado os tropeiros mastigavam umas abelhas quando queriam adoçar uma Roda de Carreta.

  • Sobre

  • Ingredientes
    Um quilo de farinha de trigo, - 125 gramas de fermento biológico, - 1/2 litro de água morna, - Uma pitada de açúcar, - Sal a gosto
    Modo de fazer
    Disponha a farinha em um recipiente largo, faça um furo no meio e acrescente o fermento, o açúcar e metade da água. Deixe o fermento crescer. Quando o fermento tiver levedado misture com a farinha e o sal. Vá amassando e misturando o restante da água até ficar consistente.
    Quando chegar a esse ponto coloca-se aos poucos óleo para a massa ficar macia e desprender da mão. "Quando não estiver mais grudenta está pronta" é só esticar e soltar na fritura.
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira. 
    Site: Cuca Gaúcha;
    Site: Ambrosia;
    Site: Cueca Virada;
    Site: Bolo de Butiá;
    Site: Bolachas de Natal;
    Site: Churrasco de Carne de Ovelha;
    Site: Roda de Carreta - Massa Frita;
    Site: Maça em Calda;

    Site: Café de Cambona ou Café de Tropeiro
    Site: Carreteiro de Churrasco;
    Site: Arroz com Leite;
    Site: Arroz de China Pobre;
    Site: Carreteiro de Charque;
    Site: Bife Acebolado.

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br

Informações

Roda de Carreta - Massa Frita
Outros, RS
Rio Grande do Sul


Formulário para contato