Notícias

14/09/2018 12:51


0035 Informes do Mato Queimado 14/09/18

6º FÓRUM PELA VIDA MISSÕES ACONTECERÁ EM PORTO XAVIER DIA 26 DE SETEMBRO
Com o Lema: “Vida que eu te quero viva!” e o tema: “Eu quero ser feliz agora” acontece em Porto Xavier no dia 26 de setembro o 6º Fórum pela Vida Missões, uma promoção da Emater/RS e Prefeitura Municipal de Porto Xavier com apoio da COOPAX e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Xavier. 
O escritório local da Emater/RS de Mato Queimado, está organizando uma comitiva para participar do evento. O município estará disponibilizando transporte para esse dia. As pessoas interessadas deverão listar seu nome junto a Emater até o dia 21 de setembro com a Extencionista Judite Fritzen.
O Evento é aberto ao público em geral e na programação do dia haverá apresentações, palestras, informações além de exposição e comercialização de artesanato e produtos coloniais.
 
CLUBE VIVER E PARTILHAR PREPARA A CONFRATERNIZAÇÃO SOCIAL PELA PASSAGEM DO 19º ANIVERSÁRIO
Marcado para 30 de Setembro, o 19º aniversário de fundação do Clube de terceira Idade Viver e Partilhar terá uma programação especial. Iniciando com celebração terá apresentação de novos sócios e uma retrospectiva das ações do Clube na sociedade, além da presença de autoridades e da Federação Estadual. Está confirmado a participação de vários clubes da região. Na parte da tarde terá sarau dançante com o Grupo Atração de São Paulo das Missões.
 
ALMOÇO FARROUPILHA DOS IDOSOS SERÁ REALIZADO DIA 18 DE SETEMBRO
No dia 18 de setembro, acontece mais uma edição do Almoço Farroupilha para todos os idosos do município que acontece a cada ano em Mato Queimado, em meio a Semana Farroupilha. As 11hrs haverá recepção, as 11h30 pronunciamentos de autoridades e ao meio dia um delicioso carreteiro e acompanhamentos oferecido de forma gratuita a todos idosos do município.
Vale destacar que o almoço é um oferecimento da Administração Municipal, e para participar todos as pessoas a partir de 50 anos ou sócios de algum clube de terceira Idade do município são convidados. Os cartões podem ser retirados com a Vereadora Ires Dalla Barba, presidente do Clube Viver e Partilhar até segunda-feira, dia 17 de setembro.
Na parte da tarde, logo após ao meio dia haverá uma breve apresentação de alunos do curso de teclado e do Grupo de canto de idosos do CRAS. Após haverá animado sarau dançante com o Grupo Renovação. O Evento acontece junto ao Pavilhão de eventos e D.T. Herdeiros da Tradição.
 
MUNICÍPIO RECEBE TECNICOS DO ESTADO PARA REGULARIZAR ÁREA DA ESCOLA DESATIVADA RAINHA DA PAZ
Na última terça feira, 11 de setembro o município de Mato Queimado recebeu o topógrafo André Andrade e o técnico Lucas que estiveram no Pontão do Ijuí fazendo o levantamento topográfico da área rural pertencente ao Estado onde está localizada a escola desativada Rainha da Paz, hoje ocupada pela comunidade como centro de convivência. A intenção do Estado é regularizar patrimônio público, cuja área foi registrada ao Estado em 01/01/1970 e as benfeitorias afetadas em 02/04/1993. A área está matriculada sob nº 4843 no Oficio de Imóveis. Após a paralização das atividades, o Estado através da CRE sob o ofício 032/2008, de 10 de Março de 2008, assinado pela então coordenadora Ana Teresa Cavalheiro Pires, disponibilizou a possibilidade de doar ao Município a referida área. Após realizar audiência pública e promover diligencias, o Município encaminhou pedido de doação, pelo oficio 43/2008, de 04/03/2008 protocolado sob nº 352/08 na 32ª CRE. O processo avançou e através do Plano de Trabalho protocolado no Estado em 21 de Julho de 2008, foi aberto o processo sob nº. 33094000800 que tramita até hoje. Na presente gestão, já houve audiência em Porto Alegre junto à Secretaria de Educação com a finalidade de avançar nos termos de doação e regularizar definitivamente o uso do espaço pelo Município.
(Fonte: Orcelei Dalla Barba)
 
DECRETO DETERMINA PONTO FACULTATIVO DIA 21 DE SETEMBRO EM MATO QUEIMADO
Através do decreto 1895, de 11 de Setembro de 2018, o Município de Mato Queimado decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 21 de Setembro, próxima sexta feira. O decreto está alinhavado com outros Municípios da AMM que seguirão a mesma linha, face ao feriado Estadual do dia 20 de setembro e pela própria economia aos Municípios. Os sistemas de plantões de urgência e emergência permanecerão ativos nas áreas de saúde e infraestrutura.
(Fonte: Orcelei Dalla Barba)
 
PROJETO MuVi – Mudança de Vida
O MuVi objetiva reduzir a obesidade, prevenir e controlar as doenças crônicas, através da prática regular de atividades físicas e incentivo a alimentação saudável.
O MuVi acontece semanalmente na cidade, na linha São José, Rondinha, Rincão dos Muller e Pontão do Ijuí.
Nesta semana as atividades contaram com a participação da Secretária Municipal de Saúde Josiane que levou uma dinâmica sobre “A fantástica magia dos alimentos”: informações básicas para uma alimentação saudável. 
Após, as atividades físicas aconteceram normalmente sob a coordenação da profissional e Educação Física Priscila.
“Prática esportiva + boa alimentação = benefícios para saúde por toda vida.”(Fotos 1, 2 e 3)
 
BOM DE BOLA BRASIL
Na quarta-feira, 12 de setembro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estanislau acompanhados de professores estiveram participando do Bom de Bola Brasil modalidade Futebol de Campo realizado junto ao Estádio Municipal Carlos Denardim na cidade de Santa Rosa. O Bom de Bola Brasil é promovido pelo Instituto Bom de Bola. No município de Mato Queimado foi executado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura e Esporte.
São finalidades do Bom de Bola Brasil: Promover a continuidade do processo pedagógico vivenciado nas aulas de Educação Física;
Desenvolver os princípios que norteiam o esporte educacional do Rio Grande do Sul: educação, integração, cooperação e participação.
Situar a escola como centro esportivo e formativo da comunidade.
Consolidar a parceria dos Governos Municipais com a iniciativa privada, em nível esportivo.
Agradecemos a representação dos alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estanislau. (FOTO: 04) 
 
CHEGADA DA CHAMA CRIOULA E ABERTURA DA SEMANA FARROUPILHA
Realizou-se nos dias 07, 08 e 09 de setembro a busca da Chama Crioula pelo Piquete Tauras do Rio Grande. Esse ano crianças, jovens, “guris”, “gurias”, piazitos, prendas, adultos e também os mais experientes somaram para o grupo aproximadamente 30 cavalarianos que percorreram 71 quilômetros para trazer o fogo simbólico até Mato Queimado.
O grupo esteve saindo de Mato Queimado no dia 07 de setembro, passando pelo interior do município de Caibaté e seguindo até fazenda de Doné Teixeira (músico, compositor e produtor) de São Luiz Gonzaga onde fizeram uma integração musical e o pernoite. No dia 08 a cavalgada tomou rumo passando por São Lourenço (São Luiz Gonzaga) e chegando no final da tarde até o Caaró, local do pernoite do sábado. No dia 09 de setembro na parte da manhã realizou-se o ascendimento da Chama junto ao Caaró e cavalgada até Mato Queimado, onde no horário das 11hrs se deu a recepção da Chama Crioula e abertura da Semana Farroupilha 2018.
A cavalgada mais uma vez foi realizada com sucesso, sendo que tudo ocorreu da melhor forma possível, graças a uma boa organização e equipe de apoio que estiveram dando suporte para o bom andamento da cavalgada.
Que essa Chama permaneça acessa dentro de cada um de nós, demonstrando nosso respeito as instituições, o respeito um a o outro, valorizando a nossa cultura tradicional e o amor ao Rio Grande. Tenhamos todos boas festividades farroupilhas e Viva o Rio Grande!
(Fotos 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...