Notícias

03/04/2019 17:57


0056 Informes do Mato Queimado 03/04/2019

7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Aconteceu na tarde do dia 29 de março, a 7° Conferencia Municipal de Saúde junto a Câmara Municipal de Vereadores. 
A seguir o relatório final 7ª conferência de saúde: 
SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
PROPOSTAS:
- Infraestrutura física, administrativa e financeira para exercer as suas atribuições do Conselho de Saúde.
- Garantir o Aquífero Guarani como recurso público necessário as boas condições de saúde da população e assegurar que a vigilância da qualidade da água.
EIXO I - SAÚDE COMO DIREITO
PROPOSTAS:
- Garantir que os condicionantes da saúde (trabalho, educação, transporte, moradia, lazer, alimentação) sejam acessíveis a todas as pessoas; assegurar que as condições e fatores que expõem as pessoas a vulnerabilidade em saúde sejam reconhecidas e sanadas. 
- Defender o Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto patrimônio e direito do povo brasileiro.
EIXO II – CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUS
PROPOSTAS:
- Garantir que haja hospital público estruturado e equipado na região, 100% SUS.
- Defender a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, com o Estado garantindo o acesso e o uso adequado de medicamentos e tecnologia
- Plano de carreira Nacional do SUS para servidores das três esferas.
EIXO III - FINANCIAMENTO ADEQUADO E SUFICIENTE PARA O SUS
PROPOSTAS:
- Revogação da Emenda Constitucional nº86 e nº95.
- Garantir que os recursos do pré-sal retornem para a Saúde Pública. 
- Garantir 10% do PIB para Saúde Pública. 
(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde) (Foto 1)
 
ESCOLINHA DE FUTSAL MATO QUEIMADO INICIOU AS ATIVIDADES
No início do mês de março iniciaram as aulas da Escolinha de Futsal Mato Queimado. Os treinos acontecem sob coordenação do Professor Raul Deves junto ao Ginásio Municipal de Esportes.
Atualmente estão participando 22 alunos de 6 a 11 anos no horário das 9h30min das terças–feiras de manhã e 15 alunos de 11 a 15 anos no horário das 15h30min das quintas-feiras de tarde, totalizando 37 alunos.
Interessados em participar poderão entrar em contato com o professor Raul pelo fone: (55) 9 8139 5430. (Foto 2)
 
NOVO PROFISSIONAL MÉDICO CHEGA AO MUNICÍPIO
Mato Queimado recepciona novo profissional
Médico alocado para Mato Queimado através do programa Mais Médicos chegou ao município na última quarta-feira, 27 de março. 
O Dr. Alex Neri Mazioli é brasileiro formado no exterior.
As atividades junto a ESF - Estratégia de Saúde da Família iniciam no momento em que o registro profissional for encaminhado pelo Ministério da Saúde.
A equipe de saúde deseja boas-vindas ao novo colega.
(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde) (Foto 3)
 
RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO
O descarte correto do lixo que produzimos no planeta ainda é algo que precisa ser estimulado em grande proporção a nossa população. Com isso, acontecerá no dia 16 de abril, dentro das programações do mês do 19º Aniversário do Município, o recolhimento de todo descarte de material elétrico/eletrônico. Dentre os materiais que serão recolhidos podemos citar: 
Fontes de computador, forno elétrico, freezer, Geladeira, HD, impressoras e scanners, lavadora de roupa, secadora de roupa e centrífuga, linha branca, máquina de escrever, máquina de lavar louça, micro-ondas, modem, monitores,
monitores CRT e de led, aparelhos de som, ar condicionado de janela, Split, aquecedores, baterias, bebedouro, cabos e fios, caixas de som de micro, cafeteira, liquidificador e batedeira, calculadoras, carregadores em geral, celulares e telefones em geral, centrais telefônicas, chuveiros, dvd e vídeo cassetes, estabilizadores e nobreak, fax, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, plástico abs/pp/os, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, tv de tubo, led e lcd, torneiras, unidade cd/dvd e disquete.
O Local de entrega dos descartes será divulgado posteriormente.
 
CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 13ª EDIÇÃO E
CAMPEONATO MUNICIPAL DE VÔLEI MISTO 2ª EDIÇÃO
A seguir os resultados da 3ª rodada que aconteceu no dia 30 de março:
Categoria Equipe    Placar    Equipe
Veterano    AFUCER/Master City      0  X 3 Quinta – feira
Livre Quinta - feira 3 X 2 Restaurante/Ferragens MQ
Livre Comercial Mato Queimado    7 X 3    F.C. Baile de Monique
Livre Coopatrigo/Camera 3 X 6 Ferraria Fengler
 
A 4ª rodada acontece nesse dia 06 de abril, com início às 19hrs, com os seguintes jogos:      
Categoria Equipe    Placar Equipe
Vôlei Vôleimania    X    CMD Caibaté
SUB 14 CMD Caibaté B    X      Mato Queimado
Livre Quinta - feira      X      Ferraria Fengler
Livre Coopatrigo/Camera      X    Restaurante/Ferragens MQ
 
4º CHÁ BENEFICENTE DA APAE
Será no dia 14 de abril, a 4ª Edição do Tradicional Chá Beneficente da APAE, que se realizará junto ao Salão Paroquial de Caibaté com início no horário das 14 horas.  
As lojas já estão confirmadas para o Desfile de moda, que acontece nesse dia paralelo ao chá e que movimentam a tarde.
Os cartões para o chá estão sendo vendidos em Caibaté e Mato Queimado com os membros da diretoria ao valor de R$ 20,00 adulto e R$ 10,00 infantil. Também estão disponíveis as listas de doações de salgados, mantimentos e também doações em dinheiro.
 
AULAS DE INSTRUMENTOS DE SOPRO IRÃO INICIAR NOS PRÓXIMOS DIAS
Ainda estão abertas as inscrições para os cursos de instrumentos de sopro que irão iniciar no dia 10 de abril em Mato Queimado. As aulas serão para o ensino de Trompete, Alto Sax e Trombone de vara e se realizarão na sala Multiuso, ao lado do Ginásio de Esportes.
Poderão inscrever-se gratuitamente alunos e munícipes Matoqueimadenses, que participarão das aulas semanais, sempre às quartas-feiras durante todo o dia. 
IPTU 2019
O prazo para pagamento do IPTU 2019 em cota única, encerrou-se no dia 01 de abril. Agora o pagamento poderá ser feito em 3 parcelas:
1ª- PARCELA  .......  Vcto.  30.04.19
2ª- PARCELA ........  Vcto.  30.05.19
3ª- PARCELA ......... Vcto.  30.06.19
 
Os carnês estão à disposição, junto ao Setor de Tributação e o pagamento deverá ser feito junto à tesouraria da prefeitura.
 
CURTAS:
COLHEITA DA SOJA: está em andamento no município a colheita da soja que está tendo um bom rendimento. Os registros são superiores a 70 sacas/hectarie.
AVISO DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR - A JSM comunica aos jovens nascidos em 2001 que completam 18 anos em 2019 que o alistamento é obrigatório até junho. Alistamento on line no site: www.alistamento.eb.mil.br Tenha em mãos os documentos pessoais quando for fazer seu alistamento.
PROJETOS – comunicamos aos agricultores que o Engenheiro Agrônomo Alex Birck está à disposição para criação de projetos e Assistência a lavoura gratuitamente. Maiores informações junto a Secretaria de Agricultura.
LIMPEZA DE ENCOSTAS, BARRANCOS E SARJETAS– O município incentiva aos produtores rurais a manter limpas as encostas, barrancas ou sarjetas nas estradas do interior junto a suas lavouras. Os produtores que executarem a limpeza, poderão inscrever-se na Secretaria de Agricultura e concorrer a prêmios que serão sorteados no final do ano. 
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS: Comunica que a massagista Elisa Kunkel está realizando o atendimento todas as segundas feiras. O atendimento é para associados e não associados do Sindicato, sendo que o associado terá desconto no valor. As pessoas deverão fazer o agendamento no Sindicato.  
DEPARTAMENTO TRADICONALISTA HERDEIROS DA TRADIÇÃO iniciou os ensaios da dança gaúcha. Todas as quintas feiras Categoria Pré Mirim as 17h30min e categoria Mirim as 18hrs. As demais categorias iniciarão nos próximos dias.
RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO acontecerá nas programações do mês de Aniversário do Município. Será no dia 16 de abril no horário das 14h00min, o recolhimento de todo descarte de material elétrico/eletrônico.
PROGRAMA NOTA FISCAL DÁ PRÊMIOS 2019: Iniciaram as Trocas de Notas por Cautelas junto ao setor de Tributação e Blocos da Prefeitura. Estão valendo notas cuja data de emissão seja do dia 02 de janeiro de 2019 ou posterior. O Primeiro Sorteio será dia 12 de Abril de 2019.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA que a partir do próximo mês serão intensificadas as visitas domiciliares e serão iniciados os agendamentos e tele agendamentos de consultas médicas. Conforme já previsto no calendário da saúde os agendamentos serão para as quintas-feiras. Solicitamos que os munícipes que precisam de atendimento médico já podem utilizar esta ferramenta de agendamento pessoalmente ou por telefone na recepção da saúde.  
 
OBS: Publicar Edital, FOTO 4 e Programações do Mês de Aniversário do Município
 
ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR/2019
EXTRATO DE EDITAL
O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (COMDICA) do Município de MATO QUEIMADO (RS), no uso de suas atribuições legais, com base na Lei Federal nº. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, com as alterações que lhe conferiu a Lei Federal nº. 12.696/2012) e Lei Municipal nº. 1218/15, TORNA PÚBLICO, para o conhecimento dos interessados, a realização de eleições para membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar, conforme segue:
 
I. Período de inscrição: de 05 de Abril a 31 de Maio de 2019.
II. Local de inscrição: Secretaria de Administração da Prefeitura de Mato Queimado (RS), localizada na rua Monsenhor Wolski, 1.300.
III. Horário de inscrição: das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h em dias de expediente.
IV. Remuneração mensal: 998,00 (Novecentos e noventa e oito reais), valores atualizados anualmente de acordo com o Salário Mínimo Nacional) mais benefícios previstos na legislação municipal.
V. Horário de trabalho/expediente: na forma da Lei Municipal nº. 1218/15 e do Regimento Interno do Conselho Tutelar de Mato Queimado (RS).
VI. Vagas: 05 (cinco) para Conselheiro Tutelar titular e 05 (cinco) para Conselheiro Tutelar suplente.
VII. Duração do mandato: de 10 de janeiro de 2020 até 09 de janeiro de 2023.
O edital completo está disponível no site e no mural da Prefeitura Municipal de Mato Queimado (RS) e no sítio do Município na internet: www.matoqueimado-rs.com.br
Mato Queimado, (RS), ao 05 de abril de 2019. 
Denise de Melo Castro Machado
 Presidente,
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) 
 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...