Notícias

24/06/2016 14:16


Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/06/2016

Choque térmico: Quantas vezes, somente neste mês, sofremos deste mal? Por vezes é culpa pessoal, noutras, adentrando ambientes comerciais, trabalho, etc. Cada troca brusca dispara um alarme corporal, levando o corpo ao stress, à perda de sono e outras alterações.
Racionalizando: dias atrás, com temperatura a 5ºC, adentrei uma sala com o aparelho (Split) aquecendo a 30ºC, e aquele ambiente estava próximo disso. Um bafão! Pois não é que no dia seguinte estragou?
Estando em temperaturas baixas estaremos encasacados, e neste caso, ambientes próximos de 20ºC nos deixará à vontade. Até o aparelho atingir a temperatura optada, estará diretamente em “rotação” máxima, e então se autodesligará, gerando economia. O grande erro está em pensar que ele aquecerá mais rápido se regulado ao extremo.
Regra minha: para pessoas que aceitam mudar seus hábitos gasto saliva tentando conscientizá-los, senão... deixa pra lá! Isto vale também ao verão, porém na forma inversa. Pessoalmente, o quarto foi regulado para aquecer a 18ºC e até menos. Usando cobertores, torna-se agradável e evitamos grande choque térmico ao trocar de ambiente, como ir ao banheiro, sair de casa.

Malefícios: A mudança brusca de temperatura traz, principalmente, problemas respiratórios, mesmo aos vacinados. O organismo reage, mas leva tempo, para se adaptar à temperatura diferente da qual estava acostumado, exigindo grande esforço dos vasos sanguíneos (dilatar ou contrair) e do coração. Facilmente sentimos tonturas e mal-estar, agravando-se aos fragilizados. Outra consequência é a paralisia facial (nevralgia), mais frequente do quente para o frio. A maioria dos casos tem cura, porém com cuidados médicos. Variações repentinas atinge primeiramente o nariz, nos cílios nasais, afirmam os pneumologistas. Em SP, onde o frio também chegou com força neste ano, a média de óbitos aumentou para 92 idosos/dia contra 75 óbitos, isto sem mencionar o grande aumento de internações, a maioria por asma.
Saindo fora deste inverno, em acampamentos, praias, choques térmicos fizeram muitos óbitos quando, após refeições, e neste caso há fluxo sanguíneo trabalhando a digestão, o vivente mergulhava, causando “congestão”, uma cãibra violenta que empedra o abdome, a qual coíbe a reação, levando-o ao afogamento.

Reservistas: Aconteceu em 23 Jun, o encontro anual destes. Organizado pela 10ª CSM, iniciou com debate às 9h. O Cel Vargas, Chefe da 10ª CSM, falou sobre a extinção desta unidade, que será substituída por um Posto de Recrutamento e Mobilização, subordinado ao 1º B Com, atualmente comandado pelo Ten Cel Santos Franco. A princípio, isto acontecerá com a maioria das CSM do Brasil.
Dentre as falas, os Chefe’s’ do Posto Médico, Ten Cel Vilardo, e Ten Cel Tomé, este nomeado para assumir gestão em 2017. Abordaram sobre os atendimentos internos, dos convênios com o HSA, UNIMED, consultórios e clínicas, as quais prestam assistência à família militar. Embora contingenciado em recursos devido à crise do país, o Exército prima por economia, sempre buscando sua excelência funcional.
Disse uma pensionista: - O melhor de todos os encontros já realizados!

Militares: Para os que põe em dúvida a importância dos militares, Barack Obama fez bela declaração no Memorial Day (Dia dos Veteranos), em 30 Mai 2011, que repriso:
"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos.
É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa.
É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.
É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino.
É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo.
É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."

Fogão a lenha: Com o frio, fazendo sucesso. Não pode, porém, deixar fumaça no ambiente. Soube, pelo proprietário da Marmoraria Moretto, que no Seminário dos Padres santo-angelense há um fogão no meio de grande cozinha, onde a fumaça desce ao piso para, por baixo dele, ser conduzida para uma das laterais, e depois subir como de praxe. Para fazer o empuxo inicial fazem outro fogo na subida lateral. Feito o empuxo, o fogão principal funciona normalmente. Engenharias!

Decifra-me Para pessoas inteligentes. Obra deste poeta. Lançamento em agosto, na Feira do Livro!

Humor: O chefe ao empregado: - Você acredita em vida depois da morte?
- É claro que não, chefe. Não existem provas disso, pois nunca alguém voltou para provar que está do outro lado...
- Engano teu! Ontem você saiu mais cedo para ir ao funeral do teu tio, e ele veio aqui te procurar.

Chasque: A Mauro Tomé, novo Chefe do PMedGuSA na gestão 2017/19. Parabéns!
Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/06/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 11/06/2016   
Otávio Reichert - INTEGRANDO 04/06/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/05/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/05/2016 

Otávio Reichert - INTEGRANDO 14/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...