Notícias

08/07/2016 15:00


Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/07/2016

Peixes: Que a carne de peixe é mais saudável, comparando às outras, todos sabemos. Porém nós, gaúchos, estamos entre os menores índices de consumo. No Brasil, a média passou de 12 para 14,5 kg/ano, quando a média mundial é de 19 kg/ano. Rondônia está contribuindo para aumentar este índice. Ex: a empresa santo-angelense Carlinhos Peixaria já revendeu várias cargas de Tambaqui, e outras espécies, originárias daquele estado.
Voltando ao estado nortista, eles impulsionaram a piscicultura e a lavoura consorciada criando o Sistema Integrado de Piscicultura para Agricultura Familiar (Sispaf). Consiste na implantação de tanques de lona suspensos e enterrados para facilitar o manejo dos peixes. Rondônia é o único estado brasileiro em que a lei permite tirar água dos igarapés (sangas e riachos) para abastecer açudes, e agora, também aos tanques de lonas.
Diferente dos modelos tradicionais, estes buscam a inserção de técnicas novas de produção conjunta de peixe, açaí, banana, cacau e até capim, entre outras. Os resíduos sólidos transformam-se em adubo para as lavouras frutíferas e para as áreas de pastagem, enquanto que a água substituída nos tanques – rica em nutrientes – é destinada à irrigação e adubação das hortaliças. A vantagem da produção consorciada é a possibilidade de diversificação.
Para implantá-lo, há um investimento em torno de R$ 20 mil para a compra dos tanques. Como o estado financia o projeto para o pequeno produtor, ele paga o financiamento com a própria produção – peixes, hortaliças e frutas – que se destina ao atendimento de programas oficiais, como merenda escolar e alimentação nas unidades de saúde e presídios.
Pelo menos 12 unidades deste projeto já funcionam naquele estado, com incentivo do governo, segundo o órgão Seagri.
O que impossibilita implantar projetos similares no RS? Não seria por falta de água!

Liberdade: Ditado antigo diz: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!”, até musicado por Ney Matogrosso. De forma geral, dia após dia vamos perdendo nossa liberdade. A distância entre o permitido e o proibido se encurtando, limitando e nos cerceando. Algumas são benéficas, outras porém... Analisemos:
Nesta semana, todos os órgãos da imprensa local receberam uma Recomenda do Ministério Público, assinada pela Promotora Eleitoral, senhora Paula R. Mohr. E nós, articulistas, redatores e colaboradores damos o visto de cientificados sobre as observâncias de não se pronunciar com fins eleitorais.
Assinei e refleti: nada errado, mas é a 1ª vez, em oito anos desta coluna, que o fiz. Um reforço para, caso favoreça algum partido ou candidato, poderem ser mais rigorosos na pena.
Noutro aspecto, aumentam gradativamente os rigores legislativos, parte deles com finalidade maior de arrecadação ao erário público.
Em Santo Ângelo, quem eufórico e soltar um sapucay (grito) poderá ser multado. Ainda mais se aprovarem a proposta que tramita na Câmara, que pleiteia reduzir de 60 para 55 decibéis o limite permitido para áreas residenciais no período entre 07 e 22h. E, a partir das 22h, de 55 para 50 decibéis. Conforme o projeto, válido também para áreas industriais e comerciais.
Informes da Casa Legislativa enfatizaram que este pleito é manifestação de uma minoria, que buscam a redução dos índices.
Outro rigor nas leis acomete as entidades tradicionalistas, citando o GDF Os Farroupilhas e o CTG Os Legalistas, que se instalaram em lugares ermos, isolados, mas foram engolidos pelo urbanismo e sendo penalizados por excesso de ruído, embora cumpridas as exigências legais. Empresas de áreas industriais também sofrem com a austeridade. Citemos o aeroporto da capital gaúcha: urbanizado nas adjacências, os moradores querem proibir decolagem e aterrissagem devido à poluição sonora.... E se proíbe fumaça, cheiros, sirene, motores, etc.
Veículos: a partir de novembro: falar ao telefone quando ao volante, de infração média passará a gravíssima, 7 pontos, e a multa de R$ 85,13 irá para 293,47, e isto incluirá o simples ato de manusear o aparelho. Farol baixo durante o dia, pneus carecas. Anularam abruptamente a exigência de extintor, o que prejudicou muitas empresas. Questão de tempo para voltarem a cobrá-lo. E com regras mais rígidas, mais caras. 

Humor: O português voltou do fígaro (cabeleireiro) com uma ponta de orelha cortada, ao que a Maria perguntou:
- Que aconteceu, Joaquim? 
- Estava a cortar o cabelo com o Manuel.... Só pedi para que cortasse um pouco atrás da orelha...

Charada: de 02 Jul: resposta: O Raios-X. Por Röntgen, na Baviera, sul da Alemanha.
Na imagem que fez, o X do alvoroço.
Na foto do corpo se vê mais o osso!

Feijoada: Hoje, 9 Jul! Onde? Na Casusa. Com shows de Mauro Tomé, Rubilar Ferreira e Pedro Ortaça!
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/07/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/06/2016    
Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/06/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 11/06/2016   
Otávio Reichert - INTEGRANDO 04/06/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/05/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/05/2016 

Otávio Reichert - INTEGRANDO 14/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...